Dêem a vossa opinião: qual deveria ser a próxima missão espacial?

No nosso Facebook, abrimos um questionário que poderá vir a ter algumas consequências reais. 😉
Cliquem aqui, e votem em qual missão vocês acham que deveria ser a próxima a ser escolhida.

quizz

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Votei pela missão aos asteróides, porque é a única que pode gerar os recursos financeiros para todas as outras missões.

    Parece-me mais lógico.

  2. Missão para explorar Europa. Acredito que há mais chances de encontrarmos algum tipo de vida lá do que em qualquer outro lugar do sistema solar. Só lembrando que essa é a opinião de um leigo. 🙂

  3. Cientificamente, valorizaria missões que tentem descobrir formas de vida no nosso sistema solar, por isso missões robóticas a Europa, Titã e Marte seriam prioridades, na minha opinião, e só no longo prazo enviar novamente o homem ao espaço.

    Como prioridade, também, desenvolver missões espaciais para alterar trajetórias de asteroides e cometas.

    Missões em busca de minérios já temos empresas com projetos e dinheiro em escala, e isso é ótimo também, precisamos de minérios, mas já tem gente “pragmática” ($$$) se movimentando para isso.

  4. Europa é um tesouro cósmico mas muito difícil de explorar, precisaria uma missão muito grande, com grandes naves e enormes gastos em energia e proteção. Acho Titã mais recomendável, tem grandes interesses biológicos, químicos e geológicos, junto com um ambiente mais amigável. Eu voto em Titã
    (só sou meio suspeito ao sugerir, já que ele é meu mundo favorito :D).

    • Fernando Simões on 01/02/2013 at 11:20
    • Responder

    A possibilidade de enviar generation starships acho que só se colocaria no caso de a terra estar irremediavelmente ameaçada a curto prazo (na rota de um asteroide, por exemplo).
    Seria demasiado dispendiosa porque seria necessário uma enorme nave ou uma frota.
    Essa nave ou frota teria que albergar uma população suficientemente grande e diversificada para que a renovação geracional se fizesse com o mínimo de consanguinidade.
    Teriam que levar muitas toneladas de recursos suficientes para a possibilidade de percorrer grandes distâncias sem acesso a recursos (água, etc).
    Seria preciso também que a nave tive sistemas de produção alimentar (quintas ?) e de outros bens.
    E ainda se coloca a questão mais importante: quem é que se ofereceria para um projecto destes?

    • António Leal Pinto on 01/02/2013 at 09:14
    • Responder

    Este é um tema bem difícil de escolher.
    Há muitas missões que deveriam ser realizadas e todas são de suma importância para a investigação para a ciência.
    Mas a missão que pode estar mais ao alcance tecnológico seria talvez a exploração de Europa e deixar Marte para o futuro, uma vez que há muitas questões na viagem até Marte, sendo que as económicas colidem com as éticas… Mas isso é outra questão.
    Voltando ao tema, portanto, a ida a Europa seria importantíssima, já que só assim e um vez por todas se poderia saber do que está para lá desse manto de vários km de gelo e porquê aquela cor rosada! eh he eh Será que há um oceano a pulular de vida por lá? 😛
    Embora a viagem para Marte pareça mais complicada de se realizar, a exploração do oceano de Europa seria mais complicado em termos tecnologicos?! Será que é possível com a tecnologia enviar uma sonda com uma máquina que consiga perfurar kms de gelo.?
    Seria mais fácil explorar Encélado primeiro e depois ir avançando para Ganímedes e Europa…?

  5. Nossa! uma missão á Europa seria fantástico, enquanto ás ideias de ir á outros sistemas estrelares: mas não demoraria tempo demais para chegar em tais sistemas?

  6. Missão Humana a Marte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.