Kepler Descobre Sistema com um Mini-Neptuno, uma Terra e um Júpiter

kepler68

Um artigo disponibilizado ontem na Internet descreve a descoberta, e confirmação, de 3 planetas em torno de uma estrela de tipo espectral G, semelhante ao Sol mas ligeiramente mais evoluída e mais rica em “metais”. A estrela, agora designada de Kepler-68 e situada a uma distância de 440 anos-luz na direcção da constelação do Cisne, é suficientemente brilhante e estável para ter sido estudada com técnicas de asterosismologia, permitindo a determinação da sua massa, raio, luminosidade, temperatura e idade: 1.08Ms, 1.24Rs, 1.56Ls, 5800 Kelvin e 6.3 mil milhões de anos, respectivamente – com margens de erro muito pequenas (Ms, Rs, Ls – massa, raio, luminosidade do Sol).

Dois dos planetas, os Kepler-68b e -68c, foram detectados pelo método dos trânsitos. O planeta Kepler-68d aparentemente não realiza trânsitos (a probabilidade de o fazer e de não terem sido detectados é inferior a 1%) mas foi detectado pela técnica da velocidade radial em observações subsequentes do sistema. Para além da notável precisão com que foi possível determinar as características físicas da estrela, o sistema é particularmente interessante pela variedade de planetas que apresenta.

O Kepler-68b orbita a estrela em apenas 5.4 dias e tem uma massa de 8.3Mt e um raio de 2.3Rt (Mt, Rt – massa, raio da Terra). A densidade correspondente é intermédia entre os planetas “Gigantes de Gelo” como Urano e Neptuno e planetas do tipo “Terra”. É muito provável que se trate de um mini-Neptuno em que parte da atmosfera foi erodida pela acção da radiação e vento estelar da estrela hospedeira.

O Kepler-68c é um planeta sensivelmente com o raio da Terra, e orbita a estrela hospedeira em apenas 9.6 dias. A sua massa foi estimada em 4.8Mt mas as margens de erro são muito elevadas, sendo necessário medir a velocidade radial do sistema durante mais tempo para obter um valor mais preciso. No entanto, apesar de ser semelhante à Terra em tamanho, o planeta deverá ser uma brasa, uma vez que orbita a estrela a menos de 15 milhões de quilómetros, 20% apenas da distância entre Mercúrio e o Sol!

Finalmente, o planeta Kepler-68d tem um período orbital de aproximadamente 580 dias, correspondente a uma distância média à estrela semelhante à que separa Marte do Sol. A massa do planeta é de 0.95Mj (Mj – massa de Júpiter) e deverá ter características físicas semelhantes a Júpiter. Devido à sua distância inferior à estrela, no entanto, a atmosfera do planeta terá uma estratificação e aspecto diferente da de Júpiter, resultado dos tipos de nuvens diferentes, e respectivas altitudes, que se formam numa atmosfera mais quente.

Este sistema, em particular pela presença do Kepler-68c, será certamente um alvo preferencial para o HARPS-North, um gémeo do HARPS, em operação no Telescopio Nazionale Galileo, no Observatório de Roque de los Muchachos, na ilha de La Palma, Canárias. Uma das motivações principais para a construção do instrumento foi precisamente o seguimento de candidatos da missão Kepler.

1 comentário

  1. Interessante também porque esta estrela e seus planetas se assemelham em certo sentido com o nosso sistema solar mas no futuro.

    Ou seja nós aqui teremos pelo menos uma estrela mais parecida com esta, daqui a 2 bilhões de anos..
    E podemos já ver oq precisamos fazer, nos preparar ..

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.