Colagem de 72 imagens de radar do asteróide 2012 DA14 obtidas na noite de 15 para 16 de Fevereiro de 2013 pela antena de 70 metros do Deep Space Network de Goldstone, na Califórnia.
Crédito: NASA/JPL-Caltech.
A NASA divulgou há pouco as primeiras imagens de radar do asteróide 2012 DA14, obtidas por uma das antenas do Observatório de Goldstone. Com uma resolução aproximada de 4 metros/pixel, as imagens revelam, claramente, um corpo alongado com cerca de 40 metros de comprimento, executando uma rotação completa. Vejam em baixo um vídeo com a sequência de cima repetida 9 vezes:
As observações foram realizadas pouco antes do asteróide abandonar o sistema Terra-Lua, a distâncias crescentes de 120 a 314 mil quilómetros, e cobrem um período aproximado de 8 horas. A esta sessão seguiram-se duas adicionais, concretizadas anteontem e ontem (a quarta sessão agendada para hoje foi, entretanto, cancelada).
O radar é uma das melhores ferramentas para estudar as dimensões, a forma, a rotação e a topografia dos asteróides, bem como para melhorar os cálculos das respectivas órbitas, pelo que os dados obtidos em Goldstone irão, certamente, permitir aos cientistas refinar o conhecimento da trajectória de 2012 DA14 nas próximas décadas, e assim reduzir significativamente as incertezas em futuros encontros com a Terra.
3 comentários
1 ping
Olá,
O asteroide 2012 DA14 passará perto da Terra novamente? Quando e a que distância? Apresenta risco se passar novamente?
Obrigado! Abraços
Author
Olá,
2012 DA14 não voltará a estar tão próximo da Terra nos próximos 100 anos. A 15 de Fevereiro de 2046, o asteróide terá um novo encontro relativamente próximo com o nosso planeta, mas a uma distância segura de 1,6 milhões de quilómetros.
Author
Na verdade, aquilo não é um asteróide, mas sim um Colonial Viper depois de levar uns tiros dos Cylon (http://media.battlestarwiki.org/images/1/1a/Viper_Mark_II_Damaged.jpg). 😛
[…] imagem em cima foi-nos mostrada neste post. São as imagens de radar do asteróide 2012 […]