Caro Jornal de Notícias (JN): a imagem que está aqui em cima da Reuters mostra-nos a cratera provocada pelo impacto de um meteorito em Chelyabinsk.
Chamam-se meteoritos aos fragmentos vindos do meteoro e que chegam ao solo. O meteoro, neste caso, é o fenómeno luminoso resultante do contacto do meteoróide com a atmosfera terrestre, sobreaquecido pela compressão do ar à frente do objecto, que faz com que este aqueça rapidamente (popularmente fala-se em fricção, mas é uma concepção errada comum). As ondas de choque resultantes da velocidade supersónica do objecto provocaram os estragos, e os estragos – vidros partidos, sobretudo –, foram responsáveis pelos ferimentos de cerca de 1200 pessoas.
É uma imagem verídica.
Esta aqui é uma foto-montagem feita por um adepto do Real Madrid como forma de homenagear a capacidade de impulsão de Cristiano Ronaldo no golo que marcou há uma semana ao Manchester United. Continuamos de olho no céu, mas as diferenças são óbvias: o facto de o nosso craque ser um jogador «meteórico» não faz dele um meteoro.
É uma imagem metafórica.
E esta aqui é foto que publicaste para ilustrar a notícia (entretanto retirada). Mostra-nos a conhecida e bizarra Cratera de Darvaz, batizada pelos habitantes locais de «Porta para o Inferno» por ser um depósito de gás natural que arde continuamente desde 1971 e exala um pivete a enxofre insuportável.
Não é, nunca foi, e sou gajo para apostar o meu testículo esquerdo em como nunca será, o local onde um meteorito se deitou há uma semana ao colinho da Mãe Rússia.
Portanto esta última imagem não é meteórica nem metafórica, é desenrascatórica.
Já agora, uma adivinha: qual é coisa qual é ela que cheira mal como o enxofre, não é demoníaca nem resultado de um depósito de gás natural? Resposta: o YouTube como fonte credível.
3 comentários
Muito se falou do meteoro…mas ninguém falou nada das reações dos motoristas russos que filmaram o objeto explodindo no céu da Rússia…
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LoDcjs6q4c8
Viva o jornalismo de referência! “Referência youtube” pois claro… jasus…
Adorei a adivinha! Hei-de aplicá-la 😉