Terra receberá hoje a visita de mais um pequeno asteróide
Representação artística de um asteróide em aproximação à Terra.
Crédito: NASA (imagem da Terra)/ESA/DLR/FU Berlin (imagem de Deimos).
Hoje, pelas 07:35 (hora de Lisboa), uma rocha espacial passará em segurança, a cerca de 356 mil quilómetros da superfície terrestre, uma distância ligeiramente inferior à distância média que separa a Terra da Lua. Designado provisoriamente 2013 EC, o pequeno asteróide foi descoberto no Sábado passado, no Observatório de Mount Lemmon, no Arizona, e tem um tamanho semelhante ao do meteoróide que há cerca de duas semanas explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia.
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Que chuva?
Isso é só o começo. Tem uma chuva vindo aí.
Olá,
A que horas do Brasil ele passará? E ele voltará ao sistema solar?
Obrigado
Author
Olá RobertAC,
O asteróide esteve à distância mínima da Terra pelas 04:35 (hora do Rio de Janeiro). 😉
2013 EC é um objecto do Sistema Solar, numa órbita típica dos asteróides do grupo Apollo, objectos que cruzam a órbita da Terra.