NASA cancela programas educacionais e de divulgação
Como sabem, a política é a melhor e maior invenção humana, onde se elege protectores – todos muito inteligentes e boas pessoas – das classes mais desfavorecidas.
Também como sabem, os partidos políticos dão-se todos muito bem e rapidamente chegam a resoluções com que todos concordam.
Já nos EUA, este idealismo não está a funcionar muito bem, com os Democratas e os Republicanos a não se entenderem.
Daí estar-se neste momento no chamado Sequestro do Orçamento, que tem levado a inúmeros cortes em instituições públicas e população.
Uma das instituições afectadas é a NASA, que terá que suspender as suas actividades educacionais e de divulgação científica.
Uma característica curiosa é que este sequestro não atinge os políticos no parlamento, porque obviamente sem isso a sociedade não funcionaria convenientemente. Mas educação é uma coisa sem importância que pode perfeitamente ser cancelada…
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Acho que a NASA atualmente está ficando cada vez mais pobre. Não é a primeira vez que ela sofre cortes, pois o gorverno americano Barack Obama cortou orçamentos no tempo da crise econômica.
Olá sr. Carlos
Sou leitor/visitante assíduo do AstroPT, que considero uma das mais raras pérolas da educação científica hoje em dia (e também da educação ética e moral). Por todo o seu contributo e da sua equipa, muito obrigado!
Venho pedir-lhe se tem algum material científico que esclareça a real influência da Lua sobre nós seres humanos? Encontrei vários sítios da internet sobre o assunto, como este:
http://www.livescience.com/7899-moon-myths-truth-lunar-effects.html
e, muitos deles parecem ter a mesma constatação que eu, que a Lua influencia corpos massivos e não massas minúsculas como nós.
No entanto, quando entro em debate com colegas e amigos acerca deste assunto, muitas vezes chegam a troçar da minha posição, tendo como argumentos o ciclo menstrual das mulheres; senso comum/provérbios: “aquele tipo parece ser de luas” e até alegaram que os nascimentos são sempre em dias de Lua Cheia! (Este, claramente absurdo, querendo fazer algum paralelismo entre animais e humanos).
Considero-me uma pessoa sensata que, apesar de tudo, procura a verdade por detrás dos factos, mesmo sabendo estar certo. Mas, como habitualmente penso: Uma casualidade não implica que haja uma causalidade.
Um abraço antecipadamente grato.
Tiago
Author
Olá Tiago,
“a Lua influencia corpos massivos e não massas minúsculas como nós.”
Precisamente. Aliás, a Lua não influencia lagos ou poças… e têm mais água que nós.
A influência gravitacional de um mosquito perto de si é superior à da Lua.
http://www.astropt.org/2009/09/01/partos-na-lua-cheia/
http://www.astropt.org/2012/05/25/lua-oceanos-e-bebes/
http://www.astropt.org/2012/07/24/cinco-mitos-da-lua-cheia/
abraços!
Sem os políticos e os seus amigalhaços todas as plantinhas cresceriam com a raiz para cima.
Nós só temos de agradecer o seu infinito, inestimável e inqualificável trabalho.