Eta-Aquarídeas: Uma “Chuva de Estrelas” para o hemisfério sul

20080930bolide_edin_small

Na madrugada de 6 de maio, acontecerá o pico da chuva de meteoros (ou “chuva de estrelas”, como são conhecidas) das Eta-Aquarídeas. O pico acontecerá à 01h00 UT (02h00 Lisboa / 21h00 Brasília), mas a melhor altura para observar só acontecerá pelas 04h30 de Lisboa e pelas 05h00 em Brasília quando a radiante desta chuva, localizada na constelação aquário, estiver acima do horizonte. Ou seja, nas horas que antecedem o amanhecer! E a lua não será um problema, já que brilhará pouco, a 17%, em  quarto minguante!

Radiante das Eta-Aquarídeas no Hemisfério Sul

Radiante das Eta-Aquarídeas no Hemisfério Sul

Sabia que esta “chuva de estrelas” é a única, das maiores chuvas de meteoros, que têm melhor visibilidade no hemisfério sul do que no hemisfério norte? Assim, quem estiver a sul do equador terá melhor visibilidade e verá mais meteoros. Pode parecer estranho, e a sua razão é ainda um pouco misteriosa, mas as maiores chuvas de meteoros têm a sua radiante (ou o local de onde parecem surgir os meteoros) localizada no hemisfério celeste norte.

Apesar de esta “chuva de meteoros” estar activa entre os dias 19 de abril e 28 de maio, o seu pico acontece entre os dias 5 e 6 de maio, onde se espera um pico de actividade, com uma taxa de cerca de 30 meteoros por hora (ou Taxa Horária Zenital), conforme a International Meteor Organization. Mas a taxa horária poderá ser mais alta, com a expectativa de cerca de 55 por hora. Às vezes o melhor é ficar atento. O pico de uma chuva de meteoros é sempre uma “ciência” difícil de se fazer, tanto na data como na quantidade. Pelo que se quiser ser deslumbrado, o melhor é estar com atenção nos dias perto da data em que se prevê o pico de actividade.

A radiante das Eta-Aquarídeas (ou o local de onde parecem surgir os meteoros), fica perto da estrela Eta na constelação de Aquário. Na imagem à esquerda, encontra a localização da radiante desta chuva, vista do hemisfério sul e, na imagem à direita, a localização da radiante nos céus do hemisfério norte, .

Radiante das Eta-Aquarídeas no hemisfério Norte

Estas pequenas rochas que irão rasgam o céu nocturno, perto da constelação de Aquário, são alguns dos detritos que restam da passagem do cometa 1P/Halley (assim como as Orionídeas em outubro), que brilhou nos nossos céus, pela última vez, em 1986. Neste momento o cometa Halley está muito longe, para lá de Urano, e só voltará aos nossos céus em 2061, altura em que irá completar mais uma órbita de 76 anos à volta do Sol.

Não é necessário um telescópio para observar uma “chuva de estrelas”, mas é importante um céu escuro. Assim, para observar o bonito espectáculo de uma chuva de meteoros, desloque-se para uma zona com pouca poluição luminosa. Não se esqueça de lusar roupa quente, pois as noites podem ser muito frias.

Mais em: EarthSky

               MeteorShowersOnline

36 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. A que hrs podera ser visto bem a chuva de meteoros em foz do iguaçu?

    1. Se está a falar da chuva de meteoros desta noite, as Orionidas, o melhor é agora, por volta da meia-noite…

  2. A que hrs podera ser visto bem em foz do iguaçu

    • Sylvia Beatriz on 06/05/2014 at 04:57
    • Responder

    Boa noite!
    Estou em Austin, TX – EUA… e o ceu esta maravilhoso!!! limpíssimo…. gostaria de saber que horas mais ou menos terá inicio. Estou muito animada para ver e “armada” pra filmar ou fotografar.
    Muito obrigada

    1. Olá Sylvia,

      É portuguesa ou brasileira? Está nos grupos de Facebook (dos que estão em Austin)? 😉

      Está de férias ou pertence à Universidade?
      Já participou das sessões de astronomia da universidade? 😉
      http://outreach.as.utexas.edu/public/parties.html
      (voltam em Junho)

      Ontem estiveram diversos telescópios na parte de fora do Museu de História do Texas (onde está o IMAX, ao lado do campus), numa iniciativa da associação astronómica de Austin 😉

      Se gosta destas cenas de astronomia, isto são sugestões para ir conhecendo os grupos que se vão reunindo em Austin 😉

      Espere por volta das 4 da manhã e olhe para Este. O radiante vai aparecer daí 😉
      http://www.heavens-above.com/skychart.aspx?lat=30.2672&lng=-97.7431&loc=Austin&alt=149&tz=CST
      O melhor será a partir dessa hora, que é quando a constelação Aquário começará a ser vista a partir de Austin 😉

      Aconselho, claro, que vá para uma zona onde não tenha iluminação pública (para não ter poluição luminosa). Em Austin existem inúmeras zonas desse género. E são seguras.

      abraços

      1. Nesta madrugada fiquei aguardando e somente ví um às 4:09. Será que realmente terá nesta madrugada do dia 07? Me repasse as informações, horário latitude

    • Alexandre Faria Laham on 03/02/2014 at 14:32
    • Responder

    Caro Pedro Garcia, bom dia.

    Gostaria de levar meu filho Rafael que completa nove anos em abril para observar a “chuva de estrelas” neste ano de 2014.

    Entendo que ela pode ser vista de todo o Brasil mas, como somos de São Paulo (e aqui a poluição e iluminação da cidade não permitem a visualização), gostaria de saber se vc indica alguma cidade próxima para esta observação.

    Agradeço a atenção e espero conseguir observar o fenômeno com meu “filhote”!!

    Abraços e parabéns pela divulgação!!!

    1. Existem chuvas de estrelas todos os meses… pode ver uma quando quiser 🙂

      No entanto, deve sair das cidades para as visualizar 😉

      abraços!

  3. Eu vi a chuva de meteoros dia 3 para 4 sexta para sábado consegui ver apenas 10 meteoros acordei às 05:30 e fiquei até às 06:02 todos eram branco só 2 que era meio laranjado. No dia 5 e 6 não consegui ver porque o céu nublo, qual é a proxima chuva de meteoros?

    1. Tem aqui uma lista de quase todos 😉
      http://en.wikipedia.org/wiki/Meteor_shower#Famous_meteor_showers

  4. A chuva de estrelas é vista no Brasil.

    Por favor, não façam perguntas para todas as terras brasileiras. Podem ver estejam onde estiverem.

    Obrigado.

    • Fabio Favaron on 06/05/2013 at 04:37
    • Responder

    Dica:

    Pra quem quer saber onde esta localizada a constelação baixe um planisfério celeste.

  5. essa chuva de meteoros poderá ser vista em manaus ??

    • Luiz Henrique on 06/05/2013 at 03:26
    • Responder

    Vai ser visto na Bahia??? e que horas???

    • Wesley Nascimento on 06/05/2013 at 00:36
    • Responder

    Poderá ser visto do Ceará???

    1. Já respondido em cima: “sim, claro”.

  6. ae cara, vai rolar mesmo isso ou eh mentira? nao foi anunciado na tv nem nda…

    1. Nós não somos “cara”.
      Aqui não escrevemos mentiras.

        • lucas on 07/05/2013 at 01:31

        hehe essa foi engraçada kkk
        fabio corra para as colinas a tv não avisou para não ter panico na população e dentro de algumas hrs eles começaram a falar sobre isso e sobre os estragos causados.

        brincadeirinha, so pra descontrair *-*

  7. Eu moro em BH será que terei uma boa visibilidade daqui? procuro observar nas proximidades da Lua?

    1. No meio das cidades, a visibilidade é menor.

  8. essa chuva de meteoros poderá ser vista em foz do iguaçu?

    1. Sim, claro.

  9. Olá, será se no dia 06 ainda será possível ver algum ? Obrigado 😀

    1. Como é dito no texto, pode ver até 28 de Maio: “Apesar de esta “chuva de meteoros” estar activa entre os dias 19 de abril e 28 de maio, o seu pico acontece entre os dias 5 e 6 de maio,”

      abraços

  10. Quem sabe conseguimos umas filmagens pra dar trabalho ao sony vegas?
    hahaha
    Ficarei de olho..
    ps: Avistei uma grande “estrela cadente” na noite de 02 – 03 de Maio. Não sei se tem relação a ocorrência citada no post, mas foi deslumbrante. 😉

    1. Excelente 🙂 não se esqueça de partilhar connosco caso consiga apanhar alguma coisa.

    2. Também vi uma enorme estrela cadente, muito grande, foi pelo dia 01/05 +/- as 23hrs… nunca vi uma tão grande, houve uma explosao branca e após caiu deixando o rastro vermelho.. lindo demais.

  11. ja me programei com os amigos para ver esse lindo espetáculo, infelizmente vamos ver na madrugada de 4 para 5, mas mesmo assim espero ter uma boa noite de observação ja que estou em MS no brasil e em uma cidade muito pequena 😀 o céu ate agr esta sem nem uma nuvem, mas ja tenho um certa experiencia em chuva de meteoros e sei como esses dias podem ser imprevisíveis.

    1. Excelente Lucas, fazem muito bem 🙂 como diz no artigo, o pico de actividade é sempre algo de relativo, pelo que na madrugada de 4 para 5 já deve conseguir ver uns bons meteoros. Um desejo de céus limpos!

        • lucas on 07/05/2013 at 01:34

        como disse o céu durante chuvas de meteoros é imprevisivel, no começo da noite o vento atacou, com ele veio o frio e as nuvens 🙁 não foi dessa vez, agr é esperar as Perseidas e torcer para ter mais sorte.

  12. Não sei em que mundo isso aí faz sentido. Júpter só estava visível no dia 6 de Maio, no começo da noite, e consequentemente não aparecerá mais no hemisfério sul durante toda a madrugada, fora que ele não está nem um pouco perto da formalhaut.

    1. Não sei em que mundo esse comentário faz sentido…

      Talvez num mundo em que o comentador apressa-se a fazer um comentário sem sequer reparar que as imagens são de 2012, servindo somente para ilustrar o radiante e não para localizar os planetas?

    2. Matheus, realmente a imagem é de 2012 e tem Júpiter que lá não está agora. Mas foi a primeira imagem que consegui a ilustrar a posição da radiante, e tendo em conta que as constelações estão no mesmo sítio todos os anos, não achei que fosse um problema. Espero que a presença de Júpiter nesta imagem não o dificulte na procura da radiante das Eta-Aquarídeas.

  1. […] Chuvas de Meteoros: Quadrantidas (2014, 2012). Líridas (2014, 2013, 2012). Eta Aquarids (2014, 2013, 2011, vídeo). Perseidas (2013, 2011 (aqui), 2010, 2009). Dracónidas (e aqui). Leónidas. […]

  2. […] mais sobre este assunto, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.