Na madrugada de 6 de maio, acontecerá o pico da chuva de meteoros (ou “chuva de estrelas”, como são conhecidas) das Eta-Aquarídeas. O pico acontecerá à 01h00 UT (02h00 Lisboa / 21h00 Brasília), mas a melhor altura para observar só acontecerá pelas 04h30 de Lisboa e pelas 05h00 em Brasília quando a radiante desta chuva, localizada na constelação aquário, estiver acima do horizonte. Ou seja, nas horas que antecedem o amanhecer! E a lua não será um problema, já que brilhará pouco, a 17%, em quarto minguante!
Sabia que esta “chuva de estrelas” é a única, das maiores chuvas de meteoros, que têm melhor visibilidade no hemisfério sul do que no hemisfério norte? Assim, quem estiver a sul do equador terá melhor visibilidade e verá mais meteoros. Pode parecer estranho, e a sua razão é ainda um pouco misteriosa, mas as maiores chuvas de meteoros têm a sua radiante (ou o local de onde parecem surgir os meteoros) localizada no hemisfério celeste norte.
Apesar de esta “chuva de meteoros” estar activa entre os dias 19 de abril e 28 de maio, o seu pico acontece entre os dias 5 e 6 de maio, onde se espera um pico de actividade, com uma taxa de cerca de 30 meteoros por hora (ou Taxa Horária Zenital), conforme a International Meteor Organization. Mas a taxa horária poderá ser mais alta, com a expectativa de cerca de 55 por hora. Às vezes o melhor é ficar atento. O pico de uma chuva de meteoros é sempre uma “ciência” difícil de se fazer, tanto na data como na quantidade. Pelo que se quiser ser deslumbrado, o melhor é estar com atenção nos dias perto da data em que se prevê o pico de actividade.
A radiante das Eta-Aquarídeas (ou o local de onde parecem surgir os meteoros), fica perto da estrela Eta na constelação de Aquário. Na imagem à esquerda, encontra a localização da radiante desta chuva, vista do hemisfério sul e, na imagem à direita, a localização da radiante nos céus do hemisfério norte, .
Estas pequenas rochas que irão rasgam o céu nocturno, perto da constelação de Aquário, são alguns dos detritos que restam da passagem do cometa 1P/Halley (assim como as Orionídeas em outubro), que brilhou nos nossos céus, pela última vez, em 1986. Neste momento o cometa Halley está muito longe, para lá de Urano, e só voltará aos nossos céus em 2061, altura em que irá completar mais uma órbita de 76 anos à volta do Sol.
Não é necessário um telescópio para observar uma “chuva de estrelas”, mas é importante um céu escuro. Assim, para observar o bonito espectáculo de uma chuva de meteoros, desloque-se para uma zona com pouca poluição luminosa. Não se esqueça de lusar roupa quente, pois as noites podem ser muito frias.
Mais em: EarthSky
36 comentários
2 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
A que hrs podera ser visto bem a chuva de meteoros em foz do iguaçu?
Se está a falar da chuva de meteoros desta noite, as Orionidas, o melhor é agora, por volta da meia-noite…
A que hrs podera ser visto bem em foz do iguaçu
Boa noite!
Estou em Austin, TX – EUA… e o ceu esta maravilhoso!!! limpíssimo…. gostaria de saber que horas mais ou menos terá inicio. Estou muito animada para ver e “armada” pra filmar ou fotografar.
Muito obrigada
Olá Sylvia,
É portuguesa ou brasileira? Está nos grupos de Facebook (dos que estão em Austin)? 😉
Está de férias ou pertence à Universidade?
Já participou das sessões de astronomia da universidade? 😉
http://outreach.as.utexas.edu/public/parties.html
(voltam em Junho)
Ontem estiveram diversos telescópios na parte de fora do Museu de História do Texas (onde está o IMAX, ao lado do campus), numa iniciativa da associação astronómica de Austin 😉
Se gosta destas cenas de astronomia, isto são sugestões para ir conhecendo os grupos que se vão reunindo em Austin 😉
Espere por volta das 4 da manhã e olhe para Este. O radiante vai aparecer daí 😉
http://www.heavens-above.com/skychart.aspx?lat=30.2672&lng=-97.7431&loc=Austin&alt=149&tz=CST
O melhor será a partir dessa hora, que é quando a constelação Aquário começará a ser vista a partir de Austin 😉
Aconselho, claro, que vá para uma zona onde não tenha iluminação pública (para não ter poluição luminosa). Em Austin existem inúmeras zonas desse género. E são seguras.
abraços
A informação para este ano:
http://www.astropt.org/2014/05/06/chuva-de-estrelas-esta-noite-eta-aquarideas-2014/
Nesta madrugada fiquei aguardando e somente ví um às 4:09. Será que realmente terá nesta madrugada do dia 07? Me repasse as informações, horário latitude
Caro Pedro Garcia, bom dia.
Gostaria de levar meu filho Rafael que completa nove anos em abril para observar a “chuva de estrelas” neste ano de 2014.
Entendo que ela pode ser vista de todo o Brasil mas, como somos de São Paulo (e aqui a poluição e iluminação da cidade não permitem a visualização), gostaria de saber se vc indica alguma cidade próxima para esta observação.
Agradeço a atenção e espero conseguir observar o fenômeno com meu “filhote”!!
Abraços e parabéns pela divulgação!!!
Existem chuvas de estrelas todos os meses… pode ver uma quando quiser 🙂
No entanto, deve sair das cidades para as visualizar 😉
abraços!
Eu vi a chuva de meteoros dia 3 para 4 sexta para sábado consegui ver apenas 10 meteoros acordei às 05:30 e fiquei até às 06:02 todos eram branco só 2 que era meio laranjado. No dia 5 e 6 não consegui ver porque o céu nublo, qual é a proxima chuva de meteoros?
Tem aqui uma lista de quase todos 😉
http://en.wikipedia.org/wiki/Meteor_shower#Famous_meteor_showers
A chuva de estrelas é vista no Brasil.
Por favor, não façam perguntas para todas as terras brasileiras. Podem ver estejam onde estiverem.
Obrigado.
Dica:
Pra quem quer saber onde esta localizada a constelação baixe um planisfério celeste.
essa chuva de meteoros poderá ser vista em manaus ??
Vai ser visto na Bahia??? e que horas???
Poderá ser visto do Ceará???
Já respondido em cima: “sim, claro”.
ae cara, vai rolar mesmo isso ou eh mentira? nao foi anunciado na tv nem nda…
Nós não somos “cara”.
Aqui não escrevemos mentiras.
hehe essa foi engraçada kkk
fabio corra para as colinas a tv não avisou para não ter panico na população e dentro de algumas hrs eles começaram a falar sobre isso e sobre os estragos causados.
brincadeirinha, so pra descontrair *-*
Eu moro em BH será que terei uma boa visibilidade daqui? procuro observar nas proximidades da Lua?
No meio das cidades, a visibilidade é menor.
essa chuva de meteoros poderá ser vista em foz do iguaçu?
Sim, claro.
Olá, será se no dia 06 ainda será possível ver algum ? Obrigado 😀
Como é dito no texto, pode ver até 28 de Maio: “Apesar de esta “chuva de meteoros” estar activa entre os dias 19 de abril e 28 de maio, o seu pico acontece entre os dias 5 e 6 de maio,”
abraços
Quem sabe conseguimos umas filmagens pra dar trabalho ao sony vegas?
hahaha
Ficarei de olho..
ps: Avistei uma grande “estrela cadente” na noite de 02 – 03 de Maio. Não sei se tem relação a ocorrência citada no post, mas foi deslumbrante. 😉
Author
Excelente 🙂 não se esqueça de partilhar connosco caso consiga apanhar alguma coisa.
Também vi uma enorme estrela cadente, muito grande, foi pelo dia 01/05 +/- as 23hrs… nunca vi uma tão grande, houve uma explosao branca e após caiu deixando o rastro vermelho.. lindo demais.
ja me programei com os amigos para ver esse lindo espetáculo, infelizmente vamos ver na madrugada de 4 para 5, mas mesmo assim espero ter uma boa noite de observação ja que estou em MS no brasil e em uma cidade muito pequena 😀 o céu ate agr esta sem nem uma nuvem, mas ja tenho um certa experiencia em chuva de meteoros e sei como esses dias podem ser imprevisíveis.
Author
Excelente Lucas, fazem muito bem 🙂 como diz no artigo, o pico de actividade é sempre algo de relativo, pelo que na madrugada de 4 para 5 já deve conseguir ver uns bons meteoros. Um desejo de céus limpos!
como disse o céu durante chuvas de meteoros é imprevisivel, no começo da noite o vento atacou, com ele veio o frio e as nuvens 🙁 não foi dessa vez, agr é esperar as Perseidas e torcer para ter mais sorte.
Não sei em que mundo isso aí faz sentido. Júpter só estava visível no dia 6 de Maio, no começo da noite, e consequentemente não aparecerá mais no hemisfério sul durante toda a madrugada, fora que ele não está nem um pouco perto da formalhaut.
Não sei em que mundo esse comentário faz sentido…
Talvez num mundo em que o comentador apressa-se a fazer um comentário sem sequer reparar que as imagens são de 2012, servindo somente para ilustrar o radiante e não para localizar os planetas?
Author
Matheus, realmente a imagem é de 2012 e tem Júpiter que lá não está agora. Mas foi a primeira imagem que consegui a ilustrar a posição da radiante, e tendo em conta que as constelações estão no mesmo sítio todos os anos, não achei que fosse um problema. Espero que a presença de Júpiter nesta imagem não o dificulte na procura da radiante das Eta-Aquarídeas.
Author
http://www.astropt.org/wp-content/uploads/2013/05/eta-aquarideas-sul.jpg
[…] Chuvas de Meteoros: Quadrantidas (2014, 2012). Líridas (2014, 2013, 2012). Eta Aquarids (2014, 2013, 2011, vídeo). Perseidas (2013, 2011 (aqui), 2010, 2009). Dracónidas (e aqui). Leónidas. […]
[…] mais sobre este assunto, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e […]