Duas fulgurações classe-X num só dia!
Fulguração classe-X2,8 desta tarde vista pelo instrumento Atmospheric Imaging Assembly do Solar Dynamics Observatory, através de um filtro para o ultravioleta extremo (131 Å).
Crédito: SDO(NASA)/AIA consortium.
Passavam alguns minutos das 17 horas (hora de Lisboa) quando o Sol produziu uma segunda fulguração classe-X, mais intensa que a ocorrida apenas 14 horas antes. O fenómeno teve origem na mesma região, entretanto designada AR1748, e foi a terceira maior fulguração do actual ciclo solar. Ambas as explosões arremessaram duas brilhantes ejecções de massa coronal no espaço, numa direcção que, aparentemente, as levará para longe de qualquer planeta.
Related
Sérgio Paulino
Sérgio Paulino licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública e, mais recentemente, em Biologia. Iniciou o seu percurso profissional por algumas áreas do diagnóstico clínico laboratorial, incluindo o diagnóstico de anomalias cromossómicas. Actualmente realiza numa instituição pública o estudo e monitorização de cianobactérias e toxinas associadas em albufeiras portuguesas. Interessa-se por diversas áreas da ciência, mas nutre uma paixão especial pela Astronomia. Tem um fascínio particular pela exploração do Sistema Solar, pela descoberta de outros sistemas planetários, e pela possibilidade de existência de vida extraterrestre.
7 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
As tempestades solares podem causar danos em aparelhos eletrônicos, sobretudo satélites estão acima da proteção da nossa atmosfera.
E em Terra há ocorrências de curto circuítos em estações de retransmissão de energia.
Principalmente nas mais antigas.
E se essas fulgurações fossem em direção a algum planeta. quais seriam os efeitos?
Auroras 😉
Auroras? eu achei que causariam algum dano 😛
Bom dia,
Entretanto já houve mais uma de classe x3.2, já faz 3 num espaço de 24 horas.
Cumprimentos,
Author
Olá Bruno,
E promete mais. Neste momento, o NOAA dá uma probabilidade de 40% para mais fulgurações classe-X nos próximos 3 dias. 🙂
Se calhar era isto que previam para o fim do mundo em 2012… Mas o Sol deve ter perdido o relógio e atrasou-se…
[…] de actividade que contrastam radicalmente com a relativa calmaria dos últimos meses. Depois de 2 fortes fulgurações classe-X em menos de 15 horas, a região activa 1748 emitiu no início da madrugada passada uma terceira […]