Uma amiga pretende comprar um aparelho que, para mim, serviria só para por os pés em água quentinha. Afinal o aparelho que ela pretende comprar é mais um do espólio fantasioso do mercado naturo-homeo-quânti-fraudulento. Trata-se do Aquadetox – tem outros nomes como hidrolinfa – e promete tirar as toxinas do corpo, resgatando-o das más energias, dos lixos e talvez de alguns pecados não mortais.
Com um pouco de conhecimento de química tudo se percebe. É como aqueles truques de ilusionismo que, quando percebemos a estória toda, parece tudo fazer sentido. Os pés vão para a água previamtente temperada com sal e é colocado um eléctrodo na água e outro no pulso do cliente. A máquina funciona e passados uns minutos a água torna-se castanha! Curiosamente nunca vi ninguém com toxinas verdes clarinhas, rosa, ou azul bebé, já explicarei porquê.
O que se passa é que é adicionada uma quantidade de sal NaCl à água H2O. Ocorre a seguinte sequência:
- Na fusão ocorre a dissociação dos íons do sal: 2 NaCl → 2 Na+ + 2 Cl–
- Dois elétrodos inertes (exemplo, grafites) são mergulhados no sal fundido e ligados a um gerador químico (pilha ou bateria)
- Os ânions (2 Cl–) movem-se para o elétrodo positivo (ânodo) onde perdem eletrões (oxidação) tornando-se neutros, e ligando-se entre si:
- 2 Cl– – 2 elétrons → Cl2
Por diferença de potencial os dois eletrões são enviados através do gerador para o pólo negativo.
- Os catiões (2 Na+) movem-se para o elétrodo negativo (cátodo) onde recebem estes dois eletrões (redução) transformando-se em sódio metálico:
- 2 Na+ + 2 elétrons → 2 Na
Encerrado o processo obteve-se a decomposição do NaCl em cloro e sódio metálico:
- 2 NaCl → 2 Na + Cl2
- (daqui)
- Ou seja, ocorre uma electrólise do sal. Uma das perguntas colocadas é: Mas dependendo da pessoa, a água toma colorações diferentes. Ao que respondo: Não depende da pessoa mas sim da quantidade de sal .
- “Os críticos do Aqua Detox dizem que as máquinas são simplesmente transformadores AC-DC com eletrodos que contêm ferro, o qual corrói e produz a cor de ferrugem. A diferença na cor da água se deve à quantidade de sal adicionada a ela. Os críticos dizem que a mudança de cores é usada para impressionar os usuários.“ (daqui)
Apresento testes para fazer. Peço, a quem os consiga fazer que o refira aqui e apresente provas, por favor. Ora cá vai uma lista de testes a fazer aos crédulos:
1- colocar o amigo invisível para que ele seja libertado das toxinas malvadas e ver a cor da água… afinal o amigo invisível é real, ou não!
2- tirar uma amostra de um tratamento com pessoa e sem pessoa para análise de elementos químicos e possíveis toxinas
3- uma sequência de 10 tratamentos com exactamente a mesma quantidade de sal e o mesmo tipo de água.
Podem ler mais neste excelente post do De Rerum Natura
77 comentários
3 pings
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Obrigada pela explicação, se nao tivesse lido teria caído no conto do vigário!
Sem estar em disacordo consigo, esse é o processo de electrólise, que esta inteiramente correcto. O que os vendedores por aí dizem sobre a cor da água é apenas propaganda para vender, porque corresponde a oxidação do ferro com a presença do sal. Procurei por alguns estudos de análises a água, e não existe qualquer presença de albumina, glicose, metais pesados que o corpo liberte. Porém temos que entender o funcionamento não pela forma avaliativa quantitativa de análises da agua. De acordo com a medicina chinesa, homeopatia e dra (… comentário editado…)
Peço desculpa, mas quer a internet quer este website são feitos com ciência. A ciência já fez muitos estudos com a homeopatia e a conclusão é clara: é uma patetice, uma vigarice. Quanto à suposta doutora, nem ela diz que médica. É mais uma que anda para aí a vender “bem-estar” sem saber nada de medicina.
Como este é um local de ciência, e o seu comentário a partir daqui foi de promoção de alegações de vigarices, daí ter sido editado. Aqui, em ciência, não se promove a pseudo-ciência.
Não é que encontrei uma máquina destas deitada fora, trouxe-a para casa e funciona. Só preciso de adquirir o elétrodo para o pulso e o recipiente do sal (que acho que trás o outro elétrodo acoplado) para poder fazer testes. Sou professor e estou com vontade de por os alunos de ciências a fazer estes testes com a ajuda de FQ…
Boa noite. Adorei sua explicação! Eu estava 80% de certeza de que isso era uma picaretagem. Agora, tenho os 100%.
Estão oferecendo esse “tratamento” para mim, mas sempre que algo parece muito fácil, meio “mágico”, fico cética.
Muito obrigada!
Em Portugal existe a expressão: “Quando a esmola é muita, o pobre desconfia”. 😉
abraço!
A verdade é que acabei de fazer uma seção e a água mudou de cor ….por sinal devem ter colocado o pacote todo de sal ficou bem estranha…. A credito na ciência mas a moça que me explicou o aparelho foi tão convincente que fechei um pacote …. se ela mentiu aprendeu bem a vender o peixe dela… e agora to eu aqui pensando que quando a gente acredita as coisa acontece e como ja paguei só me resta acreditar … diria que ja estou me sentindo melhor e o aparelho funciona sim ..estava ligado e a cor da água mudou eu vi kkk
Tem um artigo científico falando que não funciona.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3228292/
Comecei hoje a fazer esse “tratamento” pelos vistos, 30 minutos por dia, perdidos Paguei 350€ por 6 horas desta treta, que vou deixar de fazer. Será que posso reaver os 350€.
Como fazer uma dessas caseira? eu não vou comprar, mas pelo que vi não seria difícil fazer. Quero testar se o método funciona.
Esse é o único artigo sério que comprova que esta técnica não funciona.
https://www.hindawi.com/journals/jeph/2012/258968/
Obrigado!
O curioso é que defendendo a “Naturopathic Medicine”, a investigação provavelmente pretendia provar que funcionava…
abraços!
Boa noite,
Apenas quero deixar o meu comentário sobre o aparelho de hidrólise, porque depois de ler opiniões de utilizadores de várias, química, biologia, electrónica. Parece que nenhum estudou anatomia e fisiologia humana, embora acredite que devem ter tido uma cadeira dessas mas que é dada tão rápido que não dá sequer para decorar o nome dos ossos quanto mais saber o que é a linfa e onde se encontra.
Sem querer entrar no aspecto comercial e da forma como são apresentadas as ditas máquinas, apenas poderei dizer que esses vendedores são o reflexo de todos ou quase todos os comentários deste forum, uns maus e outros menos maus.
Não vou dizer o que estudei porque não é relevante nem dizer se a máquina funciona ou não até porque nunca vi. Vou apenas completar o raciocínio do Carlos.
Em relação à cor da agua e natural que mude de cor independentemente de ter pés ou ter mão ou não ter nada, mas o ideal para quem não gosta de cores é colocar agua destilada que o efeito final e de interesse será o mesmo.
Concordo com a explicação sobre a reacção quimica, mas discordo com esta conclusão brejeira “…Lógico que os pés só por si têm resíduos, pele morta, surro, sugidade, etc o que causa também uma variação na colocação. Mas nada disto se pode relacionar com o “detox” dos órgãos…”
Ora bem, não são os orgãos que vão ser “purificados” como refere, mas sim o resultado do metabolismo celular que como devem saber se situa na linfa que existe pelo corpo todo no tecido subcutaneo, ou seja, logo debaixo da pele.
A água quente ou morna por si só faz com que os tecidos relaxem, o sal acelera a condução de uma corrente continua, esta provoca uma modificação nas células que como sabemos a sua constituição é praticamente àgua, e os poros abrem-se e expelem os resíduos.
Contudo, tenho pena que os vendedores não saibam dar uma explicação lógica do sistema, mas o comercio é assim no geral.
Esta máquina segue o principio das correntes galvanicas(continua) que é usada em fisioterapia para a aplicação de um fármaco a nível subcutâneo. Aplica-se o fármaco num eléctrodo com a mesma polaridade deste e no lado oposto o outro eléctrodo, e pela atração das cargas o fármaco é introduzido.
Bem haja a todos
” nem dizer se a máquina funciona ou não até porque nunca vi.”
Não funciona.
Não é preciso ver pessoalmente as coisas para saber se funcionam ou não. Quando se está em face de conhecimento, sabe-se as coisas. Quando se está na presença de vigarices, como esta, também se sabe as coisas.
Eu não preciso ir à Austrália para explicar como a eletricidade funciona lá.
Também não preciso ir à Indonésia para saber que os mediuns lá são vigaristas.
Sabe-se que este tipo de máquinas não funcionam, servindo somente para vigarizar as pessoas.
“Esta máquina segue o principio das correntes galvanicas(continua)”
Ou então segue o princípio das vigarices… imagina-se coisas a partir do que existe.
“Aplica-se o fármaco num eléctrodo com a mesma polaridade deste e no lado oposto o outro eléctrodo, e pela atração das cargas o fármaco é introduzido.”
Eu posso inventar o mesmo para o espírito santo introduzido por esta máquina (que é o tópico deste artigo).
O Espírito Santo aplica-se num eléctrodo com a mesma polaridade deste e no lado oposto o outro eléctrodo, e pela atração das cargas o Espírito Santo é introduzido… pelos pés imbuídos na água. 😉
abraços
Olá, d
Li seu comentário e fiquei com uma dúvida. Você fala do sistema linfático. Mas a linfa não sai pelos poros nem quando dilatado e relaxados. Comenta lá corrente galvânica, sim em alguns tratamentos estéticos ela é utilizada para “permear” princípios ativos. Porém não lembro ter lido em alguma literatura científica que ele faça eliminar toxinas. Poderia me indicar alguma literatura na qual você baseia seus conhecimentos?
Grata
Sara
Boa tarde,
Li com atenção os testemunhos e queria partilhar a minha experiência.
Como faço retenção de líquidos fiz dois tratamentos com o aparelho hidrolinfa porque me falaram sobre as melhorias na saúde quer a nível físico quer emocional.
O 1º tratamento a água ficou castanha com muitas partículas e depois verde, perguntei o significado. Problemas a nível das articulações e vesícula.
Não senti melhorias muito pelo contrario os pés ficaram inchados.
2º tratamento a mesma situação da água mas acrescido de partículas pretas e o significado da técnica para aquela cor era o fígado.
Resultado do 2º tratamento, pés e pernas inchados com picadelas na planta dos pés, ao outro dia ainda estava mal.
Para mim não resultou!!
Cristina Miranda
“a água ficou castanha com muitas partículas e depois verde, perguntei o significado. Problemas a nível das articulações e vesícula.”
Só faço notar que este tipo de respostas deles, é o mesmo que esta interpretação:
“a água ficou castanha com muitas partículas e depois verde, perguntei o significado. Unicórnios minúsculos invisíveis nas unhas dos pés.”
A interpretação tem a mesma validade, ou seja, 0 😉
abraços