Canções do Sol Distante

As notas do Sol têm chegado com força às nossas paragens. O maestro do Sistema Solar, soberano e brincalhão, prega-nos uma partida anual, e amanhã, uma vez mais, a nossa querida Terra estará no afélio.

Em termos numéricos, o Sol dista-nos mais 5 milhões de km hoje (e amanhã) que no início de Janeiro. Esta diferença equivale a 10 mil viagens de Lisboa a Madrid ou a 1000 vezes a largura do Oceano Atlântico à nossa latitude: 1000 viagens daqui a Nova Iorque. Para percorrer esta distância precisaríamos de viajar quase um ano num Boeing ou num Airbus dos nossos dias sem paragens em aeroportos intermédios (reforço da ideia: não se trata da distância da Terra ao Sol, mas da diferença da distância entre ambos em Janeiro e em Julho).

É uma distância imensa, mas com pouco significado no conteúdo do cosmos. Sem pormos sequer um pé fora da nossa vizinhança próxima, os nossos sentidos fazem-nos tropeçar num truque com milhões de anos: o Verão é-nos servido quando o culpado está mais longínquo.

Resposta à pergunta entretanto surgida: uma viagem até ao Sol num avião confortável e moderno demoraria cerca de 20 anos…

sun plane

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.