A sequência de Hubble ao longo da história do Universo

Credit: NASA, ESA, M. Kornmesser

Credit: NASA, ESA, M. Kornmesser

Esta imagem mostra “fatias” do Universo em diferentes momentos ao longo de sua história (presente, 4 e 11 bilhões/mil milhões de anos atrás). Cada fatia vai recuando no tempo, mostrando os tipos de galáxias em cada era temporal. A forma é do diagrama de classificação Hubble, que descreve e separa galáxias de acordo com a sua morfologia em espiral (S), elíptica (E), e lenticular (S0). À esquerda deste diagrama são as elípticas, com lenticulares no meio, e as espirais ramificadas para fora no lado direito. As espirais no ramo inferior têm “barras de corte” a meio de seus centros.

O Universo atual mostra grandes, completamente formadas e intrincadas formas de galáxias. À medida que recuamos no tempo, elas tornam-se menores e menos maduras, pois essas galáxias estão ainda em processo de formação.

Esta imagem é ilustrativa, as imagens utilizadas do Hubble das galáxias próximas e distantes foram selecionadas com base na sua aparência; as suas distâncias individuais são apenas aproximadas.

Crédito: NASA, ESA, M. Kornmesser

Para obter em alta resolução ir aqui: http://www.spacetelescope.org/images/heic1315a/

2 comentários

  1. Helcio,
    não leve a mal, mas a sua argumentação está muito confusa.
    Mas vamos lá então:
    1) “[…] TUDO CAMINHA NO ESPAÇO TEMPO RUMO A UM LUGAR JÁ DEFINIDO […]” – Não, o Universo pode caminhar para vários cenários possíveis: expansão, big crunch, etc. (é só fazer uma pesquisa na net ou no wikipedia).
    2) “UM METTA SEGUNDO […]” – Não sei o que é um metta segundo. Ver múltiplos e submúltiplos aqui: http://www.ipemsp.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=355&Itemid=281
    Abraço

    • HELCIO GONCALVES DA SILVA on 09/10/2013 at 13:50
    • Responder

    A EVOLUÇÃO ESCRITA NOS SECULOS E NOS MILENIOS MOSTRA QUE TUDO CAMINHA NO ESPAÇO TEMPO RUMO A UM LUGAR JÁ DEFINIDO POIS TUDO ABSOLUTAMENTE TUDO SE DIRIGE PARA LÁ E A DISTANCIA É CALCULADA COMO NOS CALCULAMOS ESTES BILHÕES MIL MILHÕES DE ANOS ATRAZ.

    HÁ UM POREM . EXISTE O HIATO CAUSADO PELO CALCULO ABAIXO

    UM METTA SEGUNDO ESTÁ PARA UM SEGUNDO ASSIM COMO UM SEGUNDO ESTA PARA A IDADE DO UNIVERSO.
    NESTE PARAMETRO UM PISCAR DE OLHOS PODE PARECER UMA ETERNIDADE.

    ASSIM AO REVERMOS A IDADE DE ALGO DO UNIVERSO DEVEMOS CONSIDERAR QUE TUDO ABSOLUTAMENTE TUDO
    ESTÁ A CAMINHO NO ESPAÇO TEMPO UNIFORMEMENTE.

    HELCIO GONÇALVES DA SILVA

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.