Cometa “suicida-se” no Sol
Como acontece inúmeras vezes, quando um cometa passa demasiado perto do Sol, o seu destino fica traçado: irá colidir contra o Sol e desaparecer de existência.
Foi o que aconteceu a 20 de Agosto de 2013, como podem ver neste vídeo feito pelo Solar and Heliospheric Observatory (SOHO):
No fim do filme, vê-se o cometa a evaporar…
Este era um cometa com apenas algumas dezenas de metros de diâmetro e era um cometa da família Kreutz (nome do astrónomo Heinrich Kreutz, que os estudou), que são fragmentos de um enorme cometa que se desintegrou há várias centenas de anos atrás e que agora têm órbitas hiperbólicas que vão colidindo com o Sol.
Este é um evento comum. Diariamente fragmentos de cometas passam demasiado perto do Sol e desintegram-se. Na sua grande maioria, são demasiado pequenos para serem vistos.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
Por Favor cometa Íson… não faça isso. !!!
Olá Carlos,
Tenho uma curiosidade boba, nem tem muito a ver com a matéria, mas me pergunto isso há tempos e nunca me dei ao trabalho de pesquisar… Porque sempre que há um vídeo do sol, colocam esse círculo de forma a só mostrar sua periferia?
Obrigado.
Author
Porque é necessário bloquear a luz solar. 😉
Com a luz solar, não se via mais nada 🙂
abraços