“A Matemática é a chave do portão às Ciências. A falta de atenção às obras matemáticas prejudica todos os conhecimentos, uma vez que ele é ignorante de não poder conhecer as outras ciências ou as coisas deste mundo.”
Roger Bacon (filósofo inglês)
_________________________________________________________________________
Sabem o que é isto?
Vão dando palpites nos comentários…
Eu darei a resposta na próxima segunda-feira (26/08/13)
(os comentários vão sendo temporariamente embargados para não influenciarem outros leitores)
Como se chama isto? O que é esta equação?
_________________________________________________________________________
Na Teoria Macroeconômica, a diferencial acima retrata a Equação da Taxa de Crescimento Econômico, no qual Y é função de K, L, N – onde Y é produção de um determinado país; K é quantidade de capital; L é quantidade de trabalho; e N é a disponibilidade de recursos naturais. Na equação, a taxa de expansão do produto é diretamente proporcional à taxa de investimento. Portanto, só há expansão da produção quando o investimento é positivo. O tamanho do estoque de capital, outro fator, determina também a magnitude do fator de proporcionalidade entre as diferenciais dY/dt e dK/dt. Resumidamente, em uma economia expansiva, um acréscimo determinado no capital acarreta num aumento ainda maior no nível de produção em relação ao tempo decorrido.
Em 1776, Adam Smith sintetizou três fatores de produção:
- Estoque de capital;
- Disponibilidade de mão-de-obra; e
- Renda de terras.
Mr. Smith foi o nosso mais notório economista defensor do liberalismo econômico. Defendia, sobremaneira, a inexistência da participação do Estado na economia – devendo à cargo da iniciativa privada e potenciais investidores, sendo-lhe referente no horizonte dos negócios. Uma frase interessante lhe é atribuída:
“Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu “auto-interesse.” “
Aos cavalheiros, leitura recomendada: The Wealth of Nations (Vol. I) (1776).
2 comentários
Adam Smith! função da produção!
Essa não conheço