Ciência na Rua
Hoje, em Estremoz, a partir das 18:30, poderão assistir a vários espectáculos do Ciência na Rua:
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
🙂
Ah ah ah ah ah… Boa boa. Obrigado. Não sabe mas, sinceramente, alegra-me muito ler os textos que escreve. Como deve imaginar, é duro viver numa cidade como Castelo Branco, porque sem exagerar, 99% das pessoas acreditam em espíritos, astrologia e companhia… Eu gostava que conseguir mostrar o quão erradas estão, mas quando vivemos num país que sofreu 33 anos de ditadura, em que as “elites” queriam manter a população na mais completa miséria intelectual, é compreensível que muitos portugueses (sobretudo no centro) ainda sigam crenças assim.
Portugal precisa urgentemente de programas como o “Cosmos” em horário nobre 🙂
Abraço 🙂
Muito bom!
Pena que em Castelo Branco não hajam actividades desse género. Há algumas actividades relacionadas com astronomia, mas um evento como “Ciência na Rua”, não conheço…
As pessoas da Beira Baixa precisavam, pois ainda hoje uma senhora (com uns 40 anos) disse-me que a astrologia era um facto, e que os cientistas acreditavam tanto em astrologia como em astronomia (WTF)… Apesar de tentar apresentar argumentos e factos, para mostrar o quão a astrologia era uma fraude, e como a astronomia era um facto – não se acredita em ciência, é um facto, bem dizia o Tyson DeGrasse – ela preferiu começar a dizer que no fundo, eu tinha era medo do poder da astrologia… Preferi ir me embora. É fulcral haver actividades deste género no “centro”, já que nas beiras as pessoas acreditam em bruxas, “mau olhar”, espíritos, astrologia, cartomancia…
Que teria feito o Carlos Oliveira no meu lugar? Como é que se convence pessoas que querem ficar ignorantes? Por mais factos que lhe apresentava, ela simplesmente ria na minha cara. Enfim.
Grande Abraço, e já agora, as melhoras 🙂
Author
Provavelmente, na altura, eu não estaria tão calmo, tão racional, e tão divertido 😛 , mas ao ver “ao longe”, eu dir-lhe-ia que ela tem razão, que realmente eu acredito piamente na astrologia. A prova é que consultei as estrelas, e elas dizem que a senhora acredita em tretas e não sabe o que é a ciência, por isso é a pessoa ideal para cair em fraudes. As estrelas o dizem 😛
ehehehehe 😀