A partir de 13 anos de observações com o Telescópio Espacial Hubble, os astrónomos da NASA criaram um filme em timelapse de um jato de gás bastante quente e enorme (5.000 anos-luz de comprimento) que está a ser ejectado de um buraco negro supermassivo no centro da gigantesca galáxia elíptica M87, que se encontra a cerca de 50 milhões de anos-luz de distância da Terra. O enorme buraco negro da galáxia é bilhões de vezes mais massivo que o Sol.
Note-se que a matéria que cai no buraco negro, não escapa mais.
No entanto, existe muita matéria a orbitar o buraco negro, no chamado disco de acrecção. Os campos magnéticos ao redor do buraco negro expelem parte do gás ionizado em jactos incrivelmente rápidos.
O filme em timelapse revela pela primeira vez que o jactos de plasma viajam com movimento espiral. Esta é uma evidência de que o plasma viaja ao longo de um campo magnético, em hélice.
O filme também mostra que o jato é composto por uma corrente de bolhas de gás, que parecem brilhar e apagar ao longo do tempo.
Leiam o artigo em inglês, aqui.
1 comentário
Incrível e aterrador.. é possível que várias civilizações estejam sejam aniquiladas neste momento (ou já foram [ou ainda irão]) por esse jato de plasma..