Galáxia da Rosa Branca
Crédito: ESA/Hubble & NASA; Judy Schmidt
Parece uma rosa branca cósmica, mas na verdade é a galáxia elíptica PGC 6240, que se situa a cerca de 350 milhões de anos-luz de distância da Terra.
A peculiar imagem da galáxia deve-se a uma recente colisão entre galáxias, que levou a material ejectado da galáxia principal, provocando “pétalas” de gás e poeira que a envolvem.
Leiam em inglês, aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
1 ping
Também parece ser uma bela homenagem ao movimento estudantil alemão, que na 2ª grande guerra mundial, condenava e divulgava as barbaridades que o regime nazi praticava contra os cidadão alemães que não simpatizavam com a politica em vigor.
Acabaram por ser descobertos e como recompensa pelo seu humanismo e coragem foram enviados para a frente russa ou sítios piores. Eram jovens estudantes universitários alemães e o seu movimento tinha o nome desta galáxia.
Será que a Ângela lembra-se deles?
[…] 1275. NGC 2403. NGC 2683. NGC 2841. NGC 3190. NGC 3521. NGC 891 (aqui). NGC 300. NGC 1300. Rosa. Rosa Branca. Olhos. Ponto de Exclamação. Arp 271. Arp 272. Arp 274. ESO 540-31. Girassol. Markarian 739. […]