Grande fragmento do meteorito de Chelyabinsk recuperado hoje do fundo do lago Chebarkul.
Crédito: IA Novosti / Aleksandr Kondratuk.
Mergulhadores russos recuperaram esta manhã o que aparenta ser o maior fragmento do objecto que em Fevereiro passado explodiu sobre a cidade de Chelyabinsk, nos montes Urais. O fragmento tinha sido encontrado no início de Setembro, enterrado numa espessa camada de sedimentos no fundo do lago Chebarkul, a uma profundidade de cerca de 20 metros.
“O exame preliminar… mostra que este é realmente uma fracção do meteorito de Chelyabinsk“, afirmou à agência noticiosa Interfax Sergey Zamozdra, professor da Universidade Estatal de Chelyabinsk. “Tem uma espessa crusta de fusão; são claramente visíveis sinais de oxidação; e tem um grande número de indentações. Este pedaço é provavelmente um dos dez maiores fragmentos de meteoritos alguma vez descobertos.”
Logo após ter sido retirado das águas lodosas do lago, o fragmento foi içado para cima de uma balança, uma operação que imediatamente correu mal. Depois de se fracturar em três pedaços, o pesado meteorito acabou por partir a balança no momento em que esta marcava 570 kg.
O objecto foi, entretanto, transportado para um museu de história natural local, para ser analisado.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
“Logo após ter sido retirado das águas lodosas do lago, o fragmento foi içado para cima de uma balança, uma operação que imediatamente correu mal. Depois de se fracturar em três pedaços, o pesado meteorito acabou por partir a balança no momento em que esta marcava 570 kg.”
Eu sei que não devia… mas não consegui conter uma gargalhada 😛 LOL 😛
Author
LOL 😛
Podes ver a balança neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=xaehWpT7two. Infelizmente, os tipos cortaram a melhor parte. 😛
Bom, nao sabia onde postar isso, então vai aqui
É um debate sobre o Bóson de Higgs que passou aqui na Tv , aqui o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=AJl90IO4kOk
Esclareceu bastante coisas para mim, que não entendo muito disso.
http://www.astropt.org/tag/bosao-de-higgs/
abraços! 😉
Descoberta mesmo foi a moça a correr no parque, logo no inicio.