Espectacular mosaico de Saturno

Recordam-se da imagem de Saturno que aqui publiquei no passado Domingo? Na altura, expliquei que a composição era apenas uma pequena fracção de um mosaico que incluía um total de 36 imagens.

Construir mosaicos com as imagens da Cassini não é tarefa fácil. Tipicamente, a sonda viaja a uma velocidade entre 3 a 10 km.s-1 relativamente aos seus alvos, o que produz uma notória mudança de perspectiva entre os diferentes enquadramentos de um mosaico. Esta particularidade leva a que seja extremamente difícil alinhá-los na perfeição.

Felizmente, o croata Gordan Ugarkovic abraçou este desafio, e deu-nos a conhecer o que é provavelmente o mais belo retrato de sempre do planeta dos anéis. Vejam em baixo:

Saturno_WAC_ISS_Cassini_101013_GordanUgarkovicSaturno visto pela Cassini, a 10 de Outubro de 2013.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Gordan Ugarkovic.

Na imagem podemos apreciar detalhes incríveis na atmosfera e nos anéis do planeta. Na altura, a Cassini pairava sobre o pólo norte de Saturno, a uma distância de aproximadamente 1,5 milhões de quilómetros, o que lhe oferecia uma ampla visão sobre o hemisfério norte do planeta e o lado iluminado do sistema de anéis.

Nesta perspectiva, é possível observar toda a extensão do vórtice do pólo norte, uma bizarra tempestade com uma forma hexagonal, bem como o subtil bandeamento que ornamenta a alta atmosfera nas latitudes inferiores. O sistema de anéis surge destacado de Saturno, iluminando com o seu intenso brilho o lado nocturno do planeta.

Podem admirar todos os pormenores deste magnífico retrato aqui.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.