Lagarta Cósmica
Esta é uma proto-estrela: uma estrela que se está a formar, e nesta altura da evolução está ainda a juntar material do envelope de gás que a rodeia.
A imagem assemelha-se a uma lagarta com um comprimento de 1 ano-luz, mas na verdade é somente o gás e poeira a serem esculpidos pelo “vento” produzido por radiação ultravioleta emitida por 65 estrelas muito maciças e brilhantes (e 500 outras menos maciças e brilhantes) que se localizam a 15 anos-luz da “lagarta” (para a direita da imagem).
Este objecto em forma de lagarta é chamado de IRAS 20324+4057. A proto-estrela irá tornar-se uma jovem estrela um pouco mais maciça que o Sol. No entanto, a erosão que está a ser produzida no envelope gasoso e poeirento da proto-estrela poderá fazer com que a jovem estrela fique menos maciça que o Sol.
Esta proto-estrela encontra-se a cerca de 4.500 anos-luz de distância da Terra.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 ping
[…] – Estrelas: Nascimento (Lagarta Cósmica, Objectos Herbig-Haro). Mais antiga. HIP 102152. Zircónio. W1-26. Canis Majoris. V838 Monocerotis. […]