Jimmy Kimmel enganou toda a gente
Jimmy Kimmel é um humorista americano. Fez um vídeo falso sobre os perigos de dançar em frente a portas (na verdade, foi tudo combinado antes) e teve a reacção esperada: milhões de visualizações maioritariamente de quem acreditou logo que o vídeo fosse real e imensos jornalistas e “analistas” na televisão a darem tempo de antena a esta situação (inventada) e a fazerem interpretações completamente falsas sobre a situação.
Porque é que isto é interessante?
Porque o mesmo se passa todos os dias, na “fonte” Youtube, com milhares de vídeos mentirosos sobre cometas, profecias, conspirações, Nibiru, OVNIs, etc. Alguém se lembra de fazer um vídeo com informações falsas sobre um assunto, e há logo uma enorme quantidade de crentes a acreditar (sem perceberem que a “fonte” Youtube não é credível) e alguns desses disparates são depois promovidos sem qualquer sentido crítico na televisão.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários