Plano de Defesa Espacial das Nações Unidas
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma série de medidas – propostas por antigos astronautas – de modo a proteger o planeta do perigo de colisão de asteróides.
As Nações Unidas também planeiam criar um Grupo Internacional de Aviso de Asteróides (International Asteroid Warning Group) de modo a haver uma maior partilha de informação em caso de perigo de colisão.
Por outro lado, o comité das Nações Unidas chamado Committee on the Peaceful Uses of Outer Space pretende coordenar uma missão que leve uma sonda a colidir com um asteróide de modo a mudar-lhe a trajectória. O objectivo é tentar perceber se estamos preparados para desviar um asteróide caso ele venha directo à Terra.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
Author
http://www.astropt.org/2011/11/11/formas-de-desviar-asteroides/
abraços!
Putz, Fernando! E isso lá é possível?
Que tal a ideia de se usar vários projéteis sólidos, com diversas toneladas, que aproveitem o efeito do estilingue gravitacional, entre a Terra e Vênus, a fim de multiplicar sua energia cinética para se necessário interceptar um meteoro ou asteroide?