Mercúrio tem encolhido bastante
O planeta mais próximo do Sol tem encolhido mais do que o que se pensava: desde o seu nascimento há 4.500 milhões de anos, Mercúrio diminuiu cerca de 11 quilómetros em diâmetro.
Pensava-se que o encolhimento seria de cerca de 3 km, mas os novos estudos baseados nos dados registados pela sonda MESSENGER mostram uma contracção de 11,4 km enquanto o seu núcleo arrefece. Este encolhimento levou às várias “cicatrizes” que se vêem na sua superfície.
Leiam o artigo na Nature, aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
2 comentários
2 pings
Por quê o núcleo de Mercúrio arrefece? Qual a diferença para a Terra?
Author
Todos os núcleos planetários vão arrefecendo. abraços!
[…] – Planetas: Mercúrio (dia, encolher, encolheu). Vénus (informações, viver). Júpiter (núcleo a derreter, 65 luas, JUNO). Saturno […]
[…] escarpas e cristas, com comprimentos entre os 9 e os 900 quilómetros. Os novos dados sugerem que Mercúrio contraiu radialmente entre 4,6 a 7 quilómetros, um intervalo semelhante ao previsto pelos modelos teóricos – […]