Pilares de Luz na Finlândia
Por vezes, vêem-se pilares solares, colunas de luz geradas por cristais de gelo planos que refletem a luz solar originária da atmosfera superior.
Normalmente, estes cristais de gelo evaporam antes de chegarem ao solo.
Quando as temperaturas são muito baixas, esses cristais de gelo podem formar uma névoa perto do solo. Esses cristais podem reflectir a luz vinda perto do solo, como neste caso em que a luz era emitida pelos postes de iluminação de um parque de estacionamento.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
3 pings
Desconhecia tal coisa, interessante. (Eu a pensar que eram os pilares de luz das naves dos aliens, para capturar humanos. 😛 )
Abraço.
[…] que está acontecendo sobre essa cidade? Um olhar mais atento mostra que essas colunas luminosas estranhas ocorrem ao longo de luzes brilhantes, e assim são provavelmente pilares de luz que […]
[…] um pôr-do-Sol e um pilar solar. Mas não é uma coisa nem outra. O pilar de luz tem a origem numa erupção vulcânica (no vulcão Bároarbunga) na Islândia no início deste […]
[…] – Astrofotografia: Miguel Claro (imagens, alinhamento, Face). Pilares de Luz. Luís Santo. ESO. Foto do Ano 2011. APOD. PODs. […]