Descoberta Galáxia que não mudou desde a formação
Uma equipa internacional de astrónomos descobriu a galáxia NGC 1277, que se encontra relativamente perto de nós: a uma distância de “somente” 220 milhões de anos-luz.
Esta galáxia formou-se quando o Universo era uma “criança” de apenas 2.000 milhões de anos e não mudou desde então (o que é surpreendente). Ela continua bastante maciça e compacta. A sua não-mudança deve-se à galáxia ter-se mantido isolada da sua vizinhança, não tendo tido oportunidade de aglutinar material que se encontrasse à sua volta.
Desta forma, a galáxia permite-nos estudar o Universo “primitivo” perto de nós. Já permitiu perceber, por exemplo, que a galáxia formou-se em poucos milhões de anos e tinha uma taxa de formação de estrelas muito elevada: 1.000 vezes superior à actual taxa. Também contém um buraco negro supermassivo no seu centro, com estrelas a orbitá-lo a uma enorme velocidade.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
12 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Se a galáxia está a mais de 200 milhões de anos luz, estamos a ver como ela era há 200 milhões de anos atrás. Entretanto ela pode ter sofrido alterações… Não?
Author
Sim, estamos a vê-la como ela era.
Tendo em conta a dinâmica da vizinhança dela, desde há 200 milhões de anos até “agora”, ela não deverá ter sofrido alterações 😉
abraços!
Fico pensando como é possível determinarmos a forma de nossa galáxia como sendo espiral se nenhuma sonda ou algo produzido pelo homem tenha conseguido medir ou fotografar sua extensão.
Alguém tem ideia de como isso é feito e se realmente essa medição é precisa, imagino o sistema solar como um rato em um labirinto o rato enta dentro do labirinto não tem ideia do todo.
Grande abraço a todos.
Author
Imagine que está dentro de algo do qual não sabe a forma. Olha para a esquerda e vê 3.000 estrelas. Olha para a direita e vê 500 estrelas. Olha para cima e vê 5 estrelas. Olha para baixo e vê 5 estrelas.
Agora, olha para o Universo, vê que é feito desses “algo” onde o Luciano também está, e percebe que existem formas desses “algo”.
Assim, chega à conclusão que está dentro de algo que tem poucas estrelas em baixo e em cima (ou seja, é espalmado), e que em termos de esquerda-direita, tem muitas mais estrelas para a esquerda do que para a direita. Como sabe que o centro está para a esquerda (sabe isso, devido à posição dos aglomerados estelares), então percebe que está longe e para a direita desse centro.
É “mais ou menos” assim… claro que existe mais ciência do que somente isto.
Mas esta é a forma “simples” de pensar no assunto 🙂 . Como se fosse um assunto do dia-a-dia, em que estivessemos presos dentro de algo que não vemos de fora 😉
abraços!
O Buraco Negro dela é muito maior que o do centro da Via Láctea, no entanto a NGC 1277 tem apenas uma quarta parte do tamanho de nossa galáxia – e também é espiral… de fato, é uma galáxia estranha… Qual será a taxa de natalidade de estrelas nela?
Author
Cerca de 1000 por ano 😉
falando de universo pode-se esperar de tudo, vemos que o que sabemos é pouco ainda por que estar por vir. aprendizado eterno.
seu site é mt daora, mas ter q olhar direto pra vc com esses oculos de et é mt ridiculo kk
Author
Obrigado 😉
Note que os meus óculos são verdadeiros. Já os seus dados (e-mail), que deixou aqui, são falsos.
Mesmo que seja ridícula, prefiro sempre a verdade 😉
Oi Carlos, acho que com as gírias ele quis dizer que gostou do site e a parte do “ridículo” foi só uma brincadeira ;). Mas bem que poderia se portar melhor, é o mínimo já que gostou tanto do site, lol. Forte abraço.
Ops, retificando… por um defeito do browser não havia reparado os ;)s sinalizando que o autor compreendeu perfeitamente o que lhe foi dito.
Author
🙂
[…] é a NGC 1277, uma galáxia que praticamente não mudou nada nos últimos 10 bilhões de anos. A NGC 1277 está […]