Colorful Twilight in Roque de Los Muchachos – © Miguel Claro
No final de 2013, fiz uma viagem fotográfica à ilha de La Palma, nas Canárias, para fotografar um dos céus mais escuros do mundo e onde se encontram alguns dos maiores telescópios profissionais. Foram 5 noites intensas a fotografar consecutivamente, onde nem o sono, frio ou cansaço, conseguiu demover daquela que viria a ser uma experiência visualmente incrível e emocionalmente arrebatadora.
La Palma Sky – An Impressive deep view of Milky Way – © Miguel Claro
Caldera de Taburiente – La Palma. © Miguel Claro
Pensar que a luz da Via Láctea poderia ser tal a ponto de projectar a sombra de um objecto no chão, é algo que não se consegue presenciar nas cidades em que vivemos, repletas de poluição luminosa ou mesmo em qualquer outro ponto do planeta onde a poluição seja moderada, mas sim e só mesmo, num dos três locais de excelência do planeta Terra, situados a grande altitude e onde o céu remonta à escuridão de outros tempos, são eles o Chile, Hawai ou as Canárias.
Venus and Saturn in Libra from Los Andenes – © Miguel Claro
The MAGIC Gamma-ray Cherenkov Telescope full of Stars – © Miguel Claro
E foi na ilha de La Palma, nas Canárias, a mais de 2400 metros de altura que tive a oportunidade de registar mais de 85 GB de imagens, fotografias estas que deram origem ao trabalho “The Eyes of Europe” e que deram também origem ao artigo que assino e vos convido a ler na edição de Janeiro 2014 da revista National Geographic Portugal.
Estas e outras imagens deste trabalho podem ser vista na galeria especialmente dedicada para o efeito: “The Eyes of Europe”.Para acompanhar de perto todo o trabalho do autor, aceda à sua página pública de facebook em:
FACT Cherenkov Telescope in a Milky Way Backlight – © Miguel Claro
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Author
Muito obrigado a todos pelos vossos comentários.
Um abraço
Miguel Claro
Miguel Claro, você traz luz para nossas vidas. obrigada pelos belíssimos presentes que você nos traz. Abraço estrelado, Janine
Tá certo que moro em uma cidade, e a iluminação atrapalha a visão das estrelas, mas nem quando vou pra um sítio ou rancho consigo ver as estrelas assim. Não consigo ver essa claridade da via láctea, é necessário uma câmera muito especial para tirar esse tipo de foto?
Sera que eu consigo fazer uma foto parecida com essa com minha canon t3i???
Imagens magníficas.
Parabéns ao autor.