Alunos descobrem duplo asteróide
Alunos de uma disciplina de astronomia da Universidade de Maryland fizeram uma descoberta inesperada. A disciplina é dada para “non-science majors”, ou seja, para alunos que não vão seguir áreas científicas. A disciplina contém um projecto onde os alunos se tornam cientistas-cidadãos, o que passa por observar, tirar fotografias e analisar as imagens astronómicas (neste caso, de um determinado asteróide). Quando converteram estes dados em gráficos de intensidade da reflexão da luz deste asteróide, perceberam que alguma coisa estava mal. Na verdade, os alunos descobriram que o asteróide 3905 Doppler é um asteróide binário, dois asteróides que orbitam um mesmo centro de massa e que se eclipsam periodicamente. Cada órbita demora 51 horas.
Leiam o comunicado de imprensa da universidade, aqui.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 ping
[…] 2005 YU55. 2012 DA14 (informações, características, 2110). 2000 EM26 perdeu-se. 2014 AA. Duplo. 1998 QE2 tem lua. 1998 QE2 com lua. Chariklo tem 2 aneis. P/2013 P5 tem 6 caudas. Portugal. NEOs. […]