Uma verdadeira obra de arte, a valer quanto uma obra-prima pode valer. Para quem quer saber quando Júpiter estará alinhado com Marte…
Van Cleef & Arpels tem um relógio que diz isso. É o novo relógio “Midnight Planetarium Poetic Complication” que tem seis discos que rodam, cada um com uma pequena esfera que representa cada um dos planetas visíveis a olho nu.
Os discos rodam a diferentes velocidades de maneira a que cada revolução à volta do centro, é o tempo que o planeta que a esfera representa demora a percorrer a elipse – Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter e Saturno – à volta do sol.
Mercúrio em 88 dias, Vénus em 224, Terra um ano, Marte em 687 dias, Júpiter em 12 anos e Saturno em 29 anos.
É um relógio extremamente complexo e uma obra prima da relojoaria. As horas são indicadas pelo símbolo da estrela cadente, e entre cada hora podem contar-se três pequenas marcas, referentes à meia-hora e aos dois “quartos”. Como se trata de alta relojoaria, os planetas estão representados por pedras preciosas e semi-preciosas. Além do que se vê nas fotos, há uma versão ainda mais extravagante feita com diamantes.
O módulo planetário tem o seu design assinado por Christian van der Klaauw, conhecido pelos seus movimentos que representam indicações astronómicas. O sistema de movimento é “self-winding”, ou seja, não precisa de pilha nem de corda manual, e o sistema é composto por 396 componentes. A caixa tem 44mm de diâmetro e é feito em ouro rosa (que se obtém de uma mistura de ouro puro 75% (24 quilates) com outras ligas metálicas vermelhas 25%, nomeadamente o cobre).
Preço? Perto de €180 000, a versão com diamantes vai para os €240 000.
Quem ganhar o euro-milhões, ou que me queira ver com um sorriso de orelha a orelha durante um bom bocado é oferecer-me esta “masterpiece”.
Imagens e texto (traduzido e adaptado) daqui: http://www.itsokaytobesmart.com/post/74681366366/wrist-orrery-watch
Em 2008, também houve um relógio a dar que falar, relativo à astronomia, mas bem menos complexo. Indicava apenas se era de dia ou de noite :). Cá está ele: http://www.watchtime.com/watch-database/romain-jerome/day-night/rose-gold
A obra prima e as características resumidas no vídeo da marca:
12 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Se não me engano a cerca de 2000 anos atrás fui perdido durante um naufrágio, um mecanismo similar muito avançado para a época o ” mecanismo de anticitera” se puderem por ,publiquem um artigo detalhado sobre ele ainda não possuo ensino superior mais sou bastante fascinado por física matemática e historia e tenho um grande interesse por astronomia.
http://www.astropt.org/2013/01/20/maquina-de-antikythera/
http://www.astropt.org/2008/09/15/antikythera/
abraços
Gostaria de um relógio de parede que funcionasse da mesma forma. Jamais teria coragem de colocar algo assim tão caro e legal no pulso. Não iria querer correr riscos de fazer algo que pudesse estragá-lo.
Um belíssimo artigo, jovem Cristóvão.
Author
Obrigado amigo Cavalcanti, mas mais não fiz que adaptar 🙂
Um abraço
Como nem posso sonhar com um deste, me conformo com o stelarium.
Author
É mesmo fantástico 🙂
Duvido da precisão de tal instrumento.Mesmo só considerando as posição relativas.
Duvida do funcionamento mesmo pelo humilde valor de 180 mil Euros?
Também quero!!!! 😀
WOW!!!!!! magnífico!!! Adoro!!! Obrigada pela Partilha!
Sublime! me wants!!! 😀
[…] 35 – Natal: prendas, Pai Natal, dia, digital. Relógio. […]