M44 : Aglomerado da Colmeia

Crédito: Bob Franke

Crédito: Bob Franke

M44 – também conhecido como Aglomerado da Colmeia, Aglomerado do Presépio, Aglomerado da Manjedoura, e NGC 2632 – é um aglomerado estelar aberto que se encontra a 600 anos-luz de distância da Terra.
Este grupo tem cerca de 1000 estrelas, sendo a grande maioria delas estrelas azuis, quentes e jovens, com cerca de 600 milhões de anos de vida.

2 comentários

  1. MEUS COMENTÁRIOS SOBRE O PRESÉPIO

    Janine Milward

    Uma das cenas dos céus estrelados em noite escura e transparente (e sem Lua, de preferência!) que eu mais aprecio é a visão incrívelmente bela do Presépio, a Manjedoura, a Colméia de Abelhas, o Berçário de estrelinhas-bebês, M44!

    A bem da verdade, é preciso que observemos esse objeto maravilhoso quase que com nossa visão enviesada, sim. No entanto, sempre em noites bem escuras e transparentes, o Presépio nos chama atenção com sua luz tímida porém intensa – como se fosse uma lua cheia de estrelinhas!

    É bem assim mesmo: uma lua cheia de estrelinhas tímidas! Eu penso que a denominação Colmeia de Abelhas acaba sendo perfeita para M44, sem dúvida alguma!

    Eu penso que existem duas formas de vermos essa lua cheia de estrelinhas: prefiro vê-las a olho nu. No entanto, um par de binóculos de resolução baixa também pode ser uma boa escolha.

    Seja como for, é sempre importante que estejamos em um lugar de céus escuros e transparentes e em noite sem Lua, de preferência.

    Uma outra questão também interessante é o fato de que o Presépio se situa acolhendo a Linha da Eclíptica e isso quer dizer que os Planetas vão passeando grudados a este belíssimo objeto.

    No caso de Marte e Saturno, por exemplo, eu penso que esta passagem é sempre gloriosa. No caso de Vênus e de Júpiter, por outro lado, eu penso que a luz desses Planetas um tanto que acaba afugentando as estrelinhas tímidas do Presépio. No caso de Mercúrio…, pelo fato deste Planeta estar sempre tão próximo ao Sol, esta luminosidade do céu matutino ou vespertino acaba impedindo nossa visão da lua cheia de estrelinhas…

    Sempre que posso ver o Presépio, é certamente um momento interessante para ir trazendo meu olhar um tantinho ao sul e bem observar a Cabeça da Hydra e ir percebendo o enredilhar de seu corpo estrelado, seu Coração batendo através a estrela-alpha Hyadrae, Alphard, e ainda rastejar junto a esta belíssima e tímida constelação através o Sextante, a Taça e o Corvo, bem como o garboso Leão e virginal Virgem, concluindo-se, quase que imperceptivelmente, na proximidade da Balança.

    Outra questão também interessante quando estamos em momento de boa observação do Presépio – momentos de céus escuros e transparentes e com a Lua bem distanciada, de preferência -, é o fato de que o Caranguejo vivencia um lugar muito próximo a uma imensa nesga esbranquiçada, um rio de algodão estrelado, a Via Láctea, cortando o céu estrelado de norte a sul… , e, no entanto, a lua cheia de estrelinhas-bebês, a Colmeia de Abelhas, esconde-se na escuridão…, quase como se fosse um quarto sem-luz porém ao lado de uma sala e de um corredor extremamente iluminados!

    A constelação do Caranguejo, Cancer, é tão pequena… e ao mesmo tempo tão maravilhosa! É um cantinho de rara beleza, de maravilhamento, de emoção sem-fim.

    Com um abraço estrelado,
    Janine

    ENCONTRE MAIORES INFORMAÇÕES
    SOBRE A CONSTELAÇÃO DO CARANGUEJO
    ACESSANDO MEU TRABALHO EM
    http://sobrecaranguejo.blogspot.com.br/
    OU
    ACESSANDO minha postagem em O CÉU DO MÊS
    http://oceudomes.blogspot.com.br/2014/03/lua-ninando-estrelinhas-bebes-no.html

    1. Excelente 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.