O nosso planeta, visto da Estação Espacial Internacional, parece uma árvore de Natal. Esta iluminação, visível a partir do espaço, é poluição luminosa provocada por candeeiros e projetores exteriores que iluminam para cima ou para os lados, tornando o céu noturno mais claro.
A poluição luminosa é um problema global que precisa de ser combatido, pelas seguintes razões:
- É responsável por desperdício de energia e de dinheiro;
- Contribui para as alterações climáticas;
- Afeta os seres vivos e a qualidade de vida das pessoas;
- Impede as pessoas de verem as estrelas e impede as observações astronómicas.
O projeto internacional Dark Skies Rangers, pretende promover a luta contra a poluição luminosa, alertando as populações para a possibilidade de haver soluções inteligentes de iluminação exterior, economicamente viáveis e em harmonia com o ambiente, e contribuir para devolver às pessoas e aos seres vivos o céu noturno, o maior património da Humanidade, que deve ser preservado.
De modo a promover o projeto Dark Skies Rangers em Portugal, a Reserva Dark Sky Alqueva e o NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia organizam o concurso Dark Skies Rangers para alunos e professores, com os seguintes objetivos:
- Estimular o interesse pela investigação sobre a poluição luminosa;
- Promover a produção de trabalhos sobre poluição luminosa;
- Desenvolver competências na área do eLearning, escrita, fotografia, vídeo e expressão artística;
- Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.
QUEM PODE CONCORRER
O concurso internacional Dark Skies Rangers “Vamos apagar as luzes para acender as estrelas!” destina-se a alunos e professores do ensino básico e secundário, residentes em qualquer ponto do planeta Terra.
Os concorrentes devem proceder à sua inscrição na página do concurso e enviar os trabalhos até ao dia 30 de março de 2014.
Para mais informações ir a: http://dsr.nuclio.pt/concurso/
Últimos comentários