As colinas de Kimberley emolduradas pelas faldas do monte Sharp, num retrato obtido pelo robot Curiosity, a 15 de Março de 2014 (sol 571 da missão). Esta imagem é apenas uma fracção de um extenso mosaico que inclui a quase totalidade da paisagem em redor do robot da NASA.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS/Sérgio Paulino.
Nas últimas semanas, o Curiosity avançou a bom ritmo em direcção a Kimberley, um grupo de pequenas colinas com afloramentos rochosos adequados para a recolha e análise de amostras. Será neste local que o robot da NASA deverá permanecer durante as próximas semanas.
Esta curta paragem não terá, no entanto, objectivos meramente científicos. Durante a permanência em Kimberley, a equipa da missão irá analisar imagens da região, obtidas a partir da órbita marciana, para definirem uma rota segura pelo terreno traiçoeiro que separa o robot da NASA do seu destino principal – as encostas do monte Sharp.
A caminho de Kimberley, o Curiosity obteve este espectacular mosaico que abarca grande parte da paisagem em seu redor. Apreciem:
Panorama sobre o monte Sharp obtido pelo Curiosity, a 15 de Março de 2014 (sol 571 da missão).
Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS/Sérgio Paulino.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
o incrível é uma formação até pequena em relação a imagem que parece uma piramide, como pode entre tantos morros arredondados, um ser tão triangular e pontiagudo.
fiz um print pra especificar o local.
http://www.4shared.com/download/M16eA0Paba/piram.jpg?lgfp=3000
Não é incrível.
Em qualquer local, em Marte, na Terra, ou noutro qualquer sítio do Universo, pode fazer o mesmo…
Lugar incrível! Estamos chegando!!
Belissimo planeta. Sinto uma grande emocao ao ver essas imagens de marte.