Porque não podemos utilizar aparelhos eletrónicos num avião?
Quem viaja de avião, sabe que temos limitações na utilização de dispositivos eletrónicos, como telemóveis/celulares, computadores, iPads, etc.
Mas porque não os podemos utilizar?
Este vídeo criado pelo grupo College Humor, é fabuloso, não só pela comédia inerente mas também pelas perguntas que levanta. É óbvio que algumas perguntas são puramente sarcásticas, mas outras perguntas são bastante interessantes.
Pelo que fui lendo sobre este assunto (e não sou especialista), não se deve utilizar dispositivos eletrónicos durante a descolagem e a aterragem (os momentos mais perigosos da viagem). De resto, os problemas em voo não são científicos mas sociais: as pessoas precisam estar atentas às indicações durante o voo e não devem incomodar algumas centenas de pessoas com conversas pessoais aos berros (num espaço fechado).
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
3 comentários
Assim como o telemóvel interfere com o rádio do nosso carro. Agora, nunca vi ninguém dizer que teve um acidente porque o gps do carro se atrapalhou quando o passageiro do banco de trás atendeu o telefone. No entanto cada vez mais companhias permitem aparelhos electrónicos, desde que tenham função flight mode, ou seja, que não emitam activamente durante a descolagem e aproximação.
Segundo o que li há uns tempos não se podia usar porque as frequências dos telemóveis podiam interferir com as comunicações do piloto.
Os aviões tem mais de uma faixa e de tipos diferentes, se ocorre alguma interferência eles solucionam rapidamente e inclusive automaticamente com a tecnologia atual.
Em alguns países essa norma já caiu e não houve nenhum prejuízo..