Arecibo observa núcleo do cometa 209P/LINEAR

cometa_209P_LINEAR_Arecibo_Maio2014Observações de radar do núcleo do cometa 209P/LINEAR realizadas pelo Observatório de Arecibo entre os dias 23 e 27 de Maio (resolução na direção vertical: aproximadamente 7,5 metros por pixel).
Crédito: Arecibo Observatory/NASA/Ellen Howell, Patrick Taylor.

Imagens recentemente obtidas pelo sistema de radar do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, permitiram aos astrónomos observar, pela primeira vez, a silhueta do núcleo do cometa 209P/LINEAR. Descoberto a 3 de Fevereiro de 2004 pelo programa Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR), 209P/LINEAR foi responsável pelas Camelopardálidas, uma nova chuva de meteoros que teve o seu pico de atividade no passado fim-de-semana. Os dados recolhidos pelo Observatório de Arecibo sugerem que o núcleo do cometa é um objeto alongado e irregular, com cerca de 2,4 por 3,0 quilómetros de diâmetro. Estes valores são consistentes com os intervalos anteriormente estimados a partir de observações óticas.

209P/LINEAR foi inicialmente classificado como um asteróide com a designação provisória 2004 CB. Observações posteriores confirmaram a presença de uma pequena cabeleira, pelo que foi reclassificado como um cometa periódico. Com um período orbital de apenas 5,02 anos, 209P/LINEAR é um dos muitos cometas pertencentes à família de Júpiter. A cada 5 anos, a sua órbita transporta-o até às proximidades da órbita da Terra; no entanto, são raras as aproximações a curta distância do nosso planeta. Ontem, o pequeno cometa realizou uma passagem a apenas 8,3 milhões de quilómetros, pelo que esta é uma oportunidade única para os astrónomos obterem um primeiro vislumbre da superfície do seu núcleo. 209P/LINEAR manter-se-á um alvo particularmente favorável ao radar, pelo menos, até ao próximo Domingo – dia em que se encontra programada uma última sessão de observação no Observatório de Goldstone, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.