Tornado de mosquitos em Portugal foi foto do dia da NASA
Crédito: Ana Filipa Scarpa
Ana Filipa Scarpa estava na zona da Lezíria Grande, perto de Vila Franca de Xira, Ribatejo, Portugal, quando viu um tornado de mosquitos. Tirou a foto. E esta foto foi escolhida como imagem do dia no website Earth Science Picture of the Day, da NASA
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Olá a todos.
Antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho de divulgação científica que têm feito e que sigo quase diariamente há já algum tempo.
Em segundo, e não menos importante;
O que se vê na foto não é nenhum “tornado de mosquitos”. Que eu saiba, não existem tais “fenómenos”. O que existe é um acontecimento natural e muito vulgar nesta altura do ano.
Quem costuma passear ou vive no Ribatejo ou outras zonas planas e ribeirinhas, certamente já presenciou estes acontecimentos naturais.
O que acontece é que nalgumas estradas rurais perto de zonas húmidas, no princípio do Verão, essas mesmas estradas irradiam algum calor remanescente ao fim do dia e isso atrai milhares de mosquitos em redor para esse calor.
O que se vê são esses milhares de mosquitos formando uma nuvem no sentido longitudinal da estrada, ou seja, paralela à mesma, e não numa nuvem tipo tornado. A fotografia, com o enquadramento que tem, dá a ilusão de um tornado quando não é o caso.
O mais estranho é que ( a NASA entre outros…) “embandeiram em arco” sem efectuar qualquer pesquisa científica ao supostamente “fenómeno único e inacreditável”.
“Santa Ignorância”…
Como já li aqui algures… salvem os gatinhos…
Mais uma vez, parabéns pelo site e obrigado por me proporcionarem uma leitura diária “iluminada” e isenta.
Abraços,
João Pedro Almeida
Author
Muito obrigado pela explicação.
abraços
Nesse dia eu estava à pesca em Peniche e para minha estupefacção ao chegar ao pesqueiro que fica a 2km da costa fui “bombardeado” com milhões de insectos, eram maioritariamente mosquitos, mas havia de tudo, abelhas, vespas, libelinhas, moscas, etc… de tal forma que tive de me abrigar dentro da cabine e fechar as portas, tenho um video que vou por no youtube para verem, o vento estava leste e essa “nuvem” abrangia varios kms quadrados quadrados pois andei a fugir dela para tentar pescar descansado e não foi fácil 🙂
Portugal está em todas
– Primeiro é uma imagem nocturna na Série Cosmos
– Depois imagem do dia da NASA.
Muito bom 🙂
PS: Bem em todas não, em algumas, ou para ser mais correcto em poucas 🙁 mas vai valendo.
Author
Tendo em conta que o país é pequeno, com menos pessoas do que algumas cidades no mundo, realmente é excelente a forma credível como chegamos a todo o lado 🙂