Já ouvi esta história inúmeras vezes. Cá fica o texto da wikipedia (não ignorem as fontes no final):
“Wan Hu (possivelmente 萬虎 ou 萬戶) foi um funcionário da corte durante a dinastia Ming que, segundo a lenda, foi o primeiro astronauta, tendo viajado à Lua por volta do ano 1000.
De acordo com a lenda, Wang Hu queria chegar à Lua. Para isso, amarrou à sua cadeira duas grandes pipas, por sua vez presas a vários foguetes a pólvora. Sentado nesta espaçonave artesanal, no alto de uma colina, mandou que seus servos acendessem os foguetes. Houve uma grande explosão e, quando a fumaça se dissipou, Wan Hu e sua cadeira voadora haviam desaparecido.
Em homenagem ao lendário astronauta, uma cratera lunar recebeu em 1970 o nome de Wan Hoo.
No episodio 24 da série de TV Mythbusters, o voo de Wan Hu foi recriado com foguetes de pólvora como os da lenda. A cadeira explodiu na plataforma de lançamento.”
Notem que a história que ouvi por diversas vezes – sobretudo nas aulas – é ligeiramente diferente desta.
A história que me contaram é que realmente Wan Hu fez tudo isto. Mas quando se deu a explosão e ele “desapareceu” (na NASA dizem o mesmo), não foi porque ele tivesse ido à Lua, mas o que lhe aconteceu foi o que o programa Mythbusters mostrou… (tal como é contado na China) 😉
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Aproveito para divulgar o trabalho sério de Pai Maike:
http://perolas.com/wp-content/uploads/2014/06/pc-pai-mayke1.jpg
… exactamente; Wang Hu morreu com os foguetes enfiados no ku!
Author
Cuidado com a linguagem 😉 Há crianças (menores) que nos leem…
Neste caso, o que aconteceu foi que explodiu…
… claro que foi isso. Este conto faz lembrar a narração do foguetão que supostamente subiu em 1555 em Sibiu, na Roménia; cortesia de Conrad Has.
A descoberta deste possível evento vai para o Dr. Doru Todericiu, professor de Ciências e Técnicas da Universidade de Bucareste, que em 1961 teria exumado um velho manuscrito dos cacifos da Biblioteca de Sibiu.
(Doru Todericiu: The Sibiu manuscript, na Revista Romena de História. T. VI, nº3, 1967 – Edição da Academia da República Socialista da Roménia).
Ou seria só para chatear os americanos na altura?!
Hoje em dia podemos encontrar Wan Hu em Braga, em Philadelfia, em Manaus, em Sydney, em Luanda, em Estocolmo…
Acabei lembrando do padre brasileiro que se amarrou a balões de festa cheios de gás hélio para alçar voo e acabou morrendo no processo. Sei que o objetivo dele não era chegar na lua, mas mesmo assim lembrei dele pela inocência de ambos.
http://noticias.terra.com.br/retrospectiva/2008/interna/0,,OI3334617-EI12492,00-Padre+morre+apos+levantar+voo+com+mil+baloes+de+festa.html