Os bons vigaristas começam por si próprios
Um novo estudo chegou a uma conclusão que todos já sabíamos: aqueles que se enganam a si próprios são muito melhores a enganar os outros. Ou seja, para enganar os outros mais eficazmente, temos que acreditar mesmo naquilo que estamos a dizer… mesmo que seja uma enorme treta.
O mesmo estudo diz-nos que pessoas demasiado confiantes nelas próprias – mesmo sem qualquer talento – conseguem transmitir essa confiança a outras pessoas, fazendo-as acreditar que têm qualidades que na verdade não têm.
Devido a isto, o estudo sugere que a sociedade premeia os iludidos (os vigaristas), em vez de premiar o mérito e a competência.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
2 comentários
Pura verdade.
Nossa gente , ja ouvi tanta loucura que certas pessoas nao tem duvida nenhuma, como nibiru, federação galáctica, iluminattis,, omais absurdo eh ouvir afirmacoes, e ainda fazerem chacota de quem nao acredita, saibam que o nibiru foi desviado por um feixe de fotons, e afastado do sistema solar, mas como ele eh muito teimoso esta de volta, seria muito tragico, se nao fosse muito comico, me divirto muito.
abraco a todos