Marte… tão perto, tão longe

Marte_Terra_LROC_240514Marte e a Terra vistos da órbita lunar. A imagem foi obtida pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter a 24 de maio de 2014. São visíveis no nosso planeta o Oceano Atlântico, os continentes europeu e africano, e a península arábica.
Crédito: NASA/GSFC/Arizona State University/Sérgio Paulino (anotação).

Marte surge como uma pequena orbe brilhante, logo acima do nosso planeta, neste inspirador retrato captado a 24 de maio de 2014, pela Lunar Reconnaissance Orbiter, a partir da órbita lunar. Na altura, o planeta vermelho encontrava-se a cerca de 112,5 milhões de quilómetros de distância da sonda da NASA – o equivalente a aproximadamente 300 vezes a distância média que separa a Terra da Lua.

A dramática visão dos dois planetas a partir da órbita lunar insinua-se como uma lembrança do papel que a Lua poderá ter no futuro como ponto de partida para os primeiros exploradores de Marte e de outros destinos mais ambiciosos no Sistema Solar. Nas próximas duas décadas, a Lua poderá servir como plataforma de teste para a implementação de procedimentos e tecnologias essenciais na conquista e exploração humanas desses novos mundos hoje, ainda, tão distantes.

Podem explorar esta imagem na sua máxima resolução aqui (no final da página).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.