O foguetão Antares, da empresa norte-americana Orbital Sciences Corporation (OSC), que transportava a cápsula não tripulada Cygnus Orb-3 para a Estação Espacial Internacional (ISS), explodiu esta terça-feira seis segundos depois do lançamento, informou a NASA.
A NASA já comunicou que “não há indicação de que existam pessoas em perigo”, apesar de se verificarem “danos materiais significativos”. Conforme a página ‘Em Órbita’, “após deixar a plataforma de lançamento a ascensão inicial do foguetão Antares-130 parecia normal, porém a T+6s deu-se uma explosão num dos motores do primeiro estágio levando à perda de impulso e consequente impacto do foguetão na plataforma.”
O lançamento aconteceu na base de Wallops Island, no estado de Virginia nos EUA, e seria o primeiro lançamento nocturno destes foguetões por parte da OSC, uma das duas empresas contratadas pela NASA (sendo a outra a SpaceX) para transporte material para a Estação Espacial Internacional. Esta missão iria garantir o reabastecimento programado de alimentos e de equipamento científico, transportando um total de 2,2 toneladas de carga. Este reabastecimento será agora garantido pela Agência Espacial Russa.
Informação mais completa sobre esta missão em: aqui e Em Órbita
Informação actualizada na hora em: SIC Notícias
Últimos comentários