Par de Discos de Poeira ao redor da estrela HD 95086
Através da radiação infravermelha (calor), os astrónomos observam cada vez mais discos de poeira ao redor de estrelas próximas. Os planetas nascem destes discos de poeira.
Observações dos Telescópios Espaciais Spitzer e Herschel, permitiram perceber que a estrela HD 95086 tem ao seu redor dois discos de poeira: um mais quente e próximo da estrela, e outro mais frio e mais distante da estrela.
A imagem mostra uma ilustração artística desses discos de poeira, e especula sobre hipotéticos grandes planetas que possam existir entre esses discos. A formação desses planetas pode ter criado a lacuna existente entre os discos.
HD 95086 é uma estrela azul com 60% mais massa que o Sol e que se encontra a somente 300 anos-luz de distância da Terra.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários