A sonda New Horizons, que tem como destino o sistema de Plutão (e mais além) estava em hibernação.
Ontem, à hora prevista, saiu da hibernação, “acordando” novamente para o Universo.
Eram 2:53 da manhã em Lisboa (0:53 em Brasília), do dia 7 de Dezembro de 2014, quando os cientistas do Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory confirmaram que a sonda saiu da hibernação e passou a estar ativa, tal como estava pré-programado nos seus comandos de computador.
A sonda está a 4,7 bilhões (no Brasil) de quilómetros da Terra, o que fez com que o sinal levasse 4 horas e 26 minutos da sonda até à Terra.
O sinal foi “apanhado” pela estação de Camberra, Austrália, da Deep Space Network da NASA.
Após 9 anos de viagem (o lançamento foi a 19 de Janeiro de 2006), esta é a maior distância de qualquer missão espacial até ao seu destino primário.
No dia 14 de Julho de 2015, a New Horizons irá passar pelo sistema de Plutão, prevendo-se que encontre mais algumas luas e quiçá nos surpreenda com dados de Plutão.
7 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Se existirem luas ainda desconhecidas a sonda terá boas hipóteses de as encontrar?
Ou o objectivo é estudar Plutão e encontrar alguma(s) lua(s) seria “apenas” um bónus?
Author
O objetivo é estudar Plutão e o seu sistema (ex: Caronte). Tudo o resto é bónus. Mas certamente que se vai descobrir outras luas e quiçá outras coisas (anel de detritos?). E porque digo isto? Porque foi sempre assim quando sondas passaram por Jupiter, Saturno, Urano e Neptuno
Eu dou como garantido (99%) essas descobertas
ehehehe )
(e não é por ter conhecimento delas de quando passei por lá no meu OVNI
Obrigada.
E, se quisermos entrar no mundo dos sonhos, até pode descobrir uma base alien abandonada há milénios.
Author
Para quando uma sonda apenas para Neptuno e outra sonda para Úrano? Isso sim era excelente (em vez de Marte, ir mais além)
Author
Primeiro Europa e Titã
concordo demais, Europa então se existir mesmo o oceano que dizem, descobriremos a tão procurada vida lá, ja deveriam ter mandado algo pra la, pra mim seria o primeiro objetivo.
[…] do sistema de Plutão. O episódio passou no início de Janeiro. E o evento científico, que foi real, passou-se cerca de 1 mês […]