O Tempo está a Contar – um olhar sobre o nosso planeta

contador

“Em 1960 a Terra tinha 3 000 milhões de habitantes.
Desde então, a população tem aumentado cerca de 1 000 milhões a cada 12 anos. São, em média, mais de 225 000 novos habitantes por dia!
Este é um número que é frequentemente esquecido e… não devia. Ele significa que o número de pessoas que morreu em 3 anos de guerra na Síria é “reposto” em pouco mais de 1 dia… Todos os mortos na 1ª Guerra Mundial são “renovados” em menos de 3 meses… Para “substituir” os mortos da 2ª Guerra Mundial bastam menos de 9 meses!

Evidentemente que o horror das guerras não pode ser traduzido pela aritmética pois ficam de fora os aspectos éticos e morais. No entanto tem o mérito de, na sua frieza, mostrar os factos… Não é possível controlar o aumento populacional por catástrofes, pelo menos daquelas a que a História nos tem habituado.

E todas estas pessoas consomem… petróleo… água… carne…
e poluem… o ar… a água… os solos…
a velocidades que dificilmente conseguiríamos imaginar.

O contador feito pelo Centro Ciência Viva de Estremoz mostra em tempo real a forma como a população da Terra evolui e interfere com o planeta onde vive.”

Para verem o contador em tempo real (e para fazerem o seu download, havendo também a opção de ser instalado como protector de ecrã), cliquem aqui.

2 comentários

    • Dinis Ribeiro on 17/01/2015 at 22:27
    • Responder

    Só agora é que (ao reler o texto que está sucinto e bastante claro) é cliquei no link… e faz impressão ver os números a mudar…

    Sugiro, nesse “mesmo sentido” de informar e sensibilizar, uma visita a estes 2 links:

    1) Planetary dashboard shows “Great Acceleration” in human activity since 1950: http://www.igbp.net/news/pressreleases/pressreleases/planetarydashboardshowsgreataccelerationinhumanactivitysince1950.5.950c2fa1495db7081eb42.html

    “It is difficult to overestimate the scale and speed of change. In a single lifetime humanity has become a planetary-scale geological force,” says lead author Professor Will Steffen, who led the joint project between the International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) and the Stockholm Resilience Centre.

    2) Welcome to the Anthropocene
    https://www.youtube.com/watch?v=PGtCkv7_nIs

    Mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Anthropocene / http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropoceno

  1. Há 50 anos, Isaac Asimov, demonstrava plausível preocupação relacionada a tal assunto, de forma que criou a seguinte expressão, “Manhattan Concentrada”, para um não tão longínquo século XXIV.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.