“Em 1960 a Terra tinha 3 000 milhões de habitantes.
Desde então, a população tem aumentado cerca de 1 000 milhões a cada 12 anos. São, em média, mais de 225 000 novos habitantes por dia!
Este é um número que é frequentemente esquecido e… não devia. Ele significa que o número de pessoas que morreu em 3 anos de guerra na Síria é “reposto” em pouco mais de 1 dia… Todos os mortos na 1ª Guerra Mundial são “renovados” em menos de 3 meses… Para “substituir” os mortos da 2ª Guerra Mundial bastam menos de 9 meses!
Evidentemente que o horror das guerras não pode ser traduzido pela aritmética pois ficam de fora os aspectos éticos e morais. No entanto tem o mérito de, na sua frieza, mostrar os factos… Não é possível controlar o aumento populacional por catástrofes, pelo menos daquelas a que a História nos tem habituado.
E todas estas pessoas consomem… petróleo… água… carne…
e poluem… o ar… a água… os solos…
a velocidades que dificilmente conseguiríamos imaginar.
O contador feito pelo Centro Ciência Viva de Estremoz mostra em tempo real a forma como a população da Terra evolui e interfere com o planeta onde vive.”
Para verem o contador em tempo real (e para fazerem o seu download, havendo também a opção de ser instalado como protector de ecrã), cliquem aqui.
2 comentários
Só agora é que (ao reler o texto que está sucinto e bastante claro) é cliquei no link… e faz impressão ver os números a mudar…
Sugiro, nesse “mesmo sentido” de informar e sensibilizar, uma visita a estes 2 links:
1) Planetary dashboard shows “Great Acceleration” in human activity since 1950: http://www.igbp.net/news/pressreleases/pressreleases/planetarydashboardshowsgreataccelerationinhumanactivitysince1950.5.950c2fa1495db7081eb42.html
“It is difficult to overestimate the scale and speed of change. In a single lifetime humanity has become a planetary-scale geological force,” says lead author Professor Will Steffen, who led the joint project between the International Geosphere-Biosphere Programme (IGBP) and the Stockholm Resilience Centre.
2) Welcome to the Anthropocene
https://www.youtube.com/watch?v=PGtCkv7_nIs
Mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Anthropocene / http://pt.wikipedia.org/wiki/Antropoceno
Há 50 anos, Isaac Asimov, demonstrava plausível preocupação relacionada a tal assunto, de forma que criou a seguinte expressão, “Manhattan Concentrada”, para um não tão longínquo século XXIV.