O cometa Lovejoy num céu de inverno – APOD

apod20150128

Créditos da imagem e Licença BY-NC-2: Juan Carlos Casado (TWAN, Earth and Stars).

Qual desses ícones do céu noturno você pode encontrar nesta exposição bela e profunda do céu de inverno no hemisfério norte? Entre muitas luzes celestes, se incluem as estrelas no cinturão de Orion, a Nebulosa de Orion, o aglomerado estelar das Plêiades, as estrelas brilhantes Betelgeuse e Rigel, a Nebulosa Califórnia, o Loop de Barnard e o cometa Lovejoy.

As estrelas do cinturão de Orion estão em posição quase vertical na linha central, entre o horizonte e o centro da imagem, com a estrela mais abaixo do cinturão obscurecida pelo brilho vermelho da Nebulosa da Chama. À esquerda do cinturão está o arco vermelho do Loop de Barnard, seguido pela brilhante estrela laranja Betelgeuse, enquanto à direita dele está a colorida Nebulosa de Orion seguido da estrela azul brilhante Rigel.

Perto do centro superior está o aglomerado de estrelas azuis brilhantes das Plêiades, e a nebulosa vermelha à sua esquerda é a Nebulosa Califórnia. O ponto laranja brilhante acima do centro da imagem é a estrela Aldebarã, enquanto o objeto verde com a cauda longa à sua direita é o cometa C/2014 Q2 (Lovejoy). A imagem em destaque foi tomada cerca de duas semanas atrás, perto da vila de Palau, na Espanha.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.