A Cassini vai regressar no próximo mês de março a uma trajetória equatorial em redor de Saturno, pelo que iremos ter novamente encontros frequentes com as luas geladas do planeta. Como prelúdio desta nova fase da missão, a sonda da NASA concretizou anteontem uma passagem a cerca de 47 mil quilómetros de distância de Reia.
O encontro permitiu a captação de imagens das regiões mais setentrionais do seu hemisfério anti-saturniano, incluindo de uma pequena área junto ao polo norte nunca antes observada pela Cassini.
Deixo-vos aqui alguns dos melhores momentos deste encontro.
A região do polo norte de Reia, num mosaico de 2 imagens obtidas pela sonda Cassini, a 10 de fevereiro de 2015. Podemos ver no lado direito a cratera Wakonda, uma depressão em forma de coração com 123 km de diâmetro.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.
Mamaldi, uma bacia de impacto com cerca de 480 km de diâmetro. Mosaico de 4 imagens obtidas pela sonda Cassini, a 10 de fevereiro de 2015.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.
Vaupas Chasma, um longo vale escarpado localizado no hemisfério sul de Reia. Mosaico de 5 imagens captadas pela sonda Cassini a 10 de fevereiro de 2015.
Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute/Sérgio Paulino.
Últimos comentários