Galileu Galilei nasceu a 15 de Fevereiro de 1564 em Pisa (Itália).
Este astrónomo, físico e matemático italiano foi crucial para exterminar o Geocentrismo. Ele não inventou o telescópio, mas utilizou-o para sistematizar a observação astronómica. Com o seu telescópio, viu 4 luas em redor de Júpiter (provando que nem tudo orbita a Terra), observou manchas solares (provando que os céus são mutáveis), compreendeu as fases de Vénus (provando que Vénus orbitava o Sol, e não a Terra), e percebeu que existiam muitas estrelas no céu impossíveis de ver pelos olhos humanos (provando que as estrelas não tinham sido colocadas somente para os humanos as verem).
Desta forma, abateu de vez os dogmas religiosos do geocentrismo, abrindo os portões para uma revolução científica sem precedentes.
No entanto, os seus contributos não se ficaram pelos céus. Em termos terrestres, Galileu estudou o movimento dos corpos, investigou a inércia, interessou-se pelo pêndulo, inventou o termómetro, e desenvolveu a balança hidrostática.
Galileu também promoveu uma revolução na forma de se estudar os assuntos.
Aristóteles tinha defendido a ideia que para se estudar os assuntos era preciso investigar na prática os assuntos e utilizar a lógica para inferir a verdade sobre eles. No entanto, durante os dois milénios seguintes, esse método aristotélico que privilegiava a observação e a experiência foi subvertido, ficando a liderar a falácia do Apelo à Autoridade (se os livros diziam X ou se Aristóteles tinha dito X, então é porque era X, sem ser preciso observar o mundo).
Galileu fez a procura pelo conhecimento voltar às raízes. O método científico nascia (ou renascia). A experiência voltava a reinar na procura pelo conhecimento. A parte empírica (a experiência) tornou-se crucial no método científico.
Por isto, Galileu é considerado o “pai da ciência moderna”.
Galileu morreu em Florença a 8 de Janeiro de 1642.
Últimos comentários