Não é todo dia que uma nuvem tão interessante aparece inesperadamente na sua imagem. O plano original era fotografar uma conjunção angular rara de Marte e Vénus, que ocorreu uma semana e meia atrás, com a vantagem adicional de uma Lua crescente e da Estação Espacial Internacional, ambas passando por perto. Infelizmente, na Ilha da Madeira, Portugal, este evento não pode ser visível por causa de nuvens.
Durante o dia seguinte, no entanto, uma nuvem lenticular espetacular apareceu antes do pôr do Sol, de modo que o astrofotógrafo persistente rapidamente formulou um novo plano. Um olhar mais atento sobre a imagem resultante revela a Lua visível em direção à esquerda do quadro, enquanto embaixo, perto da parte inferior, estão os ditos planetas onde Vénus é o mais brilhante.
Porém, foi a nuvem lenticular inesperada, talvez parecendo algum tipo de nave espacial futurista, que roubou a cena. O Sol poente iluminava a nuvem estacionária (e tudo mais) a partir da parte inferior, criando um intrincado padrão de sombras, camadas e regiões bem iluminadas, todas vistas evoluindo num vídeo em paralelo.
Marte e Vénus aparecerão assim próximos no céu no final de agosto, mas não é sabido se serão fotografados ao lado de uma nuvem tão fotogénica de qualquer lugar da Terra.
Últimos comentários