Está vendo? Esta pergunta frequente precede a redescoberta de uma das configurações de estrelas mais reconhecidas no céu do norte: a Grande Concha. Este agrupamento de estrelas é uma das poucas coisas que provavelmente foi vista, e será vista, por todas as gerações humanas.
Nesta imagem em destaque, no entanto, as estrelas da Ursa Maior foram reforçadas digitalmente – na realidade, elas não aparentam ter todo este brilho a mais do que as estrelas próximas. A imagem foi tomada no início deste mês a partir de França. A Grande Concha não é por si só uma constelação. Embora parte da constelação da Ursa Maior (em latim: Ursa Major), a Grande Concha é um asterismo que tem sido conhecido por nomes diferentes para diferentes sociedades.
Cinco das estrelas da Grande Concha estão realmente perto uma da outra no espaço, e provavelmente nasceram quase ao mesmo tempo. Os movimentos estelares relativos farão com que a Grande Concha mude lentamente sua configuração aparente ao longo dos próximos 100 mil anos.
Últimos comentários