Primavera de Orion – APOD

OrionSpringDickinson1024

Créditos da imagem e Copyright: Bill Dickinson.

Quando a primavera chega ao hemisfério norte do planeta Terra, a familiar constelação de inverno de Orion se firma no alto do céu no início da noite e as árvores que brotam enquadram as estrelas do Caçador.

O tom amarelado da supergigante vermelha e fria Alpha Orionis, a grande estrela Betelgeuse, mistura-se com os galhos na parte superior desta colorida imagem. A estrela Alpha de Orion é acompanhado na extrema direita por Alpha Tauri. Também conhecida como Aldebarã e também uma estrela gigante mais fria que o Sol, ela brilha com uma luz amarelada na cabeça da constelação do Touro (em latim: Taurus).

Todavia, a contrastante supergigante azul Rigel, Beta Orionis, é outra estrela dominante em Orion, e marca o pé do Caçador abaixo do centro. De forma clara, a espada de Orion se pendura a partir da cintura de três estrelas azuis do Caçador, perto do centro de imagem, mas a estrela do meio na própria espada não é uma estrela. Um brilho rosado levemente difuso aponta para a sua verdadeira natureza, um berçário estelar próximo visível a olho nu conhecido como a Nebulosa de Orion.

2 comentários

    • José Ribeiro on 26/03/2015 at 23:38
    • Responder

    Para complementar, aqui fica o meu estudo espectral de algumas estrelas de Orion. É de facto maravilhoso como todas estas estrelas são tão activas!!!

    http://www.astrosurf.com/joseribeiro/e_brite_collaboration.htm

    1. Muito obrigado por compartilhar. Abraços!!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.