Quando a primavera chega ao hemisfério norte do planeta Terra, a familiar constelação de inverno de Orion se firma no alto do céu no início da noite e as árvores que brotam enquadram as estrelas do Caçador.
O tom amarelado da supergigante vermelha e fria Alpha Orionis, a grande estrela Betelgeuse, mistura-se com os galhos na parte superior desta colorida imagem. A estrela Alpha de Orion é acompanhado na extrema direita por Alpha Tauri. Também conhecida como Aldebarã e também uma estrela gigante mais fria que o Sol, ela brilha com uma luz amarelada na cabeça da constelação do Touro (em latim: Taurus).
Todavia, a contrastante supergigante azul Rigel, Beta Orionis, é outra estrela dominante em Orion, e marca o pé do Caçador abaixo do centro. De forma clara, a espada de Orion se pendura a partir da cintura de três estrelas azuis do Caçador, perto do centro de imagem, mas a estrela do meio na própria espada não é uma estrela. Um brilho rosado levemente difuso aponta para a sua verdadeira natureza, um berçário estelar próximo visível a olho nu conhecido como a Nebulosa de Orion.
2 comentários
Para complementar, aqui fica o meu estudo espectral de algumas estrelas de Orion. É de facto maravilhoso como todas estas estrelas são tão activas!!!
http://www.astrosurf.com/joseribeiro/e_brite_collaboration.htm
Author
Muito obrigado por compartilhar. Abraços!!