Características mal-adaptativas
Alfred Wallace escreveu certa vez que todas as características de um ser vivo foram moldadas pela seleção. Na aurora da biologia evolutiva, essa concepção teve sua razão de ser. Hoje em dia, contudo, sabe-se que pode haver evolução sem seleção e, mais interessante ainda, que características podem ser verdadeiramente mal-adaptativas.
Related
Gerardo Furtado
Gerardo Furtado é professor de biologia no ensino secundário, e autor do blog Biologia Evolutiva. Escreve ficção e não ficção, especialmente divulgação científica. Interessa-se não só pelas ciências da vida mas pelos mais diversos ramos da ciência, e é encantado por tudo que tenha a ver com a exploração do espaço, desde o projeto Mercury até a Estação Espacial Internacional.
1 comentário
Uma coisa que sempre critiquei foi o “mantra” do mais bem adaptado na natureza, como se isto fosse um dogma insuperável. Sempre me passou pela cabeça que uma nova característica que as vezes pode ser levemente maléfica pode até dificultar levemente a sobrevivência daquele espécime, mas se não for uma característica fatal, sempre haverá a chance de ser passada pela frente e até se tornar comum na população depois de várias gerações.