Abr 05
LHC – O Run-2 está em Marcha!
Recomeçaram as colisões de protões no CERN, a chamada Run-2 em energias mais elevadas do que as que permitiram descobrir o bosão de Higgs (um dos 8 bosões do mecanismo da massa, vencedor do Nobel da Física de 2013). Por enquanto tratam-se de testes, que estão a correr muito bem (após uma solução engenhosa dum curto-circuito), em Maio será, caso tudo prossiga sem problemas, a sério. Estará uma nova Física ao alcance do LHC, serão descobertas partículas da Super-simetria (SuSy), da matéria-escura, ou outros mecanismos dentro do modelo-padrão ( a conservação da constante zero da carga do bosão Z, o “zilch”) ou algo que nem imaginamos? Run-2 !
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Sou leigo , quando serão realizadas as colisões de 14 tev
Author
Olá Pedro, serão de 14 TeV em 2016, se tudo correr dentro do previsto. Em 2015 será a energia já experimental de 13 TeV.
http://www.astropt.org/2015/05/21/lhc-primeiras-imagens-de-colisoes-a-13-tev/
Já realizaram alguma colisão na faixa dos 13 TEV ??
Olá Pedro Lucas, ainda não.
O últimos testes (posteriores a este post e até hoje) são em Energia de Injecção, o LHC é ele próprio testado sem adicionar mais energia, é a que vem dos anéis precedentes e é de 1.4 GeV do booster, aumentando para 25 GeV no cilclotrão e finalmente até 450 GeV no super-ciclotrão. É nesta ordem de grandeza que os feixes de protões circulam inversamente no Grande Colisionador, o LHC, e se produzem as colisões a 900 GeV.
No Run-2 o LHC terá feixes a 7 TeV e as colisões serão até 14 TeV.
Boa noite e obrigado. 🙂