Depois de ter sido suavemente capturada pela gravidade de Ceres no passado dia 6 de Março, a sonda Dawn manteve-se durante quase um mês do lado nocturno do planeta anão. A sonda tem vindo a percorrer uma trajectória alongada que a leva lentamente até à proximidade do planeta onde atingirá, no próximo dia 23 de Abril, a sua primeira órbita para observações científicas — uma órbita polar a 13500 km da superfície. Mais tarde, a equipa fará novas correcções de trajectória e velocidade que levarão a sonda para órbitas sucessivamente mais baixas, até atingir apenas os 378 km de altitude, em Novembro próximo.
A trajectória da sonda Dawn na sua aproximação a Ceres. Crédito: NASA/JPL-Caltech.
Entretanto, na passada 6ª feira (10 de Abril), a sonda obteve uma sequência de fotografias de Ceres para fins de navegação. Nessa data, estava a apenas 33 mil km da superfície parcialmente iluminada do planeta anão. Ceres ocupava um diâmetro de 306 píxeis no sensor da câmara, equivalente a uma resolução de 3.1 km/píxel — 9.6 vezes melhor do que as imagens obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble. O vídeo agora disponibilizado pela equipa da missão, mostra a região do pólo norte de Ceres parcialmente iluminada e em rotação.
Uma segunda sequência de fotos foi obtida na 3ª feira (14 de Abril), a uma distância de apenas 22 mil km, correspondendo a uma resolução de 2.1 km/píxel — 14 vezes melhor do que o Hubble — mas estas imagens ainda não estão disponíveis.
(Fonte: JPL/NASA)
1 comentário
Estava muito ancioso por ter alguma infomação de Ceres.
Veio alguma mas não to saciado 🙂