Galáxia espiral maciça e próxima NGC 2841 – APOD

ngc2841_hstColombari_1080

Créditos da imagem: Hubble, Subaru; Composição e Copyright: Roberto Colombari.

Ela é uma das galáxias mais maciças conhecidas. A apenas 46 milhões de anos-luz de distância, a galáxia espiral NGC 2841 pode ser encontrada na constelação boreal da Ursa Maior (em latim: Ursa Major).

Esta visão nítida deste magnífico universo-ilha mostra um núcleo amarelo e um disco galáctico impressionantes. Faixas de poeira, regiões de nascimento de estrelas pequenas e cor de rosa, e os jovens enxames de estrelas azuis estão incorporados nos braços espirais enrolados e irregulares. Em contrapartida, muitas outras espirais apresentam grandes braços deslumbrantes com grandes regiões de nascimento de estrelas.

NGC 2841 tem um diâmetro de mais de 150.000 anos-luz, ainda maior do que a nossa Via Láctea, e foi capturada nesta imagem composta: uma fusão das exposições do Telescópio Espacial Hubble, com 2,4 metros de diâmetro e na órbita da Terra, e do Telescópio Subaru, com 8,2 metros e em solo. Imagens de raios X sugerem que os ventos e as explosões estelares decorrentes criam nuvens de gás quente que se estendem para um halo em torno de NGC 2841.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.